Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIA QUE CURA: EXPLORANDO A QUÍMICA DAS PLANTAS MEDICINAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação vem se renovando continuamente, adotando abordagens pedagogicas inovadoras que contribuem para a melhoria do ensino de ciências, e sob a ótica do processo de aprendizagem dos estudantes é visto que a abordagem de conceitos científicos é fundamental e de imensa importância ao iniciar a criança na etapa escolar. Assim, utilizando-se Vygotsky e Libâneo como principais referências, a pesquisa foi desenvolvida. Desta forma, o presente trabalho se baseou em explorar a química das plantas medicinais como metodologia alternativa para o ensino dos conceitos de misturas e de reações quimicas. Desse modo o trabalho foi desenvolvido em uma sala de 9° ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Itapipoca-CE, onde possibilitou que os alunos tivessem três encontros para o desenvolvimento das atividades propostas e que eles mesmos seriam os protagonista da ação desenvolvida. Os três encontros contemplaram uma abordagem teórica, experimentação pratica e criação de uma horta medicinal no proprio espaço da instituição escolar. A obtenção de dados foi realizada através de um questionário e de uma avaliação final referentes ao acesso de plantas de carater curativo que os alunos possuiam, bem como os conhecimentos adquiridos ao longo do processo. Os resultados foram satisfatórios vistos que alguns estudantes já tinham conhecimentos sobre algumas plantas e que permitiu fazer a relação do conhecimento do senso comum com o conhecimento científico.

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