Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE GEOGRAFIA NO 5º ANO: RELATO DE UMA PRÁTICA PARTICIPATIVA E INTERDISCIPLINAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma vivência de imersão realizada em uma escola municipal da cidade do Recife, com uma turma do 5º Ano do Ensino Fundamental, tendo como foco o ensino de Geografia. Ao longo de uma semana, foram observadas práticas pedagógicas que valorizavam a participação ativa dos estudantes, o trabalho colaborativo e a integração entre diferentes áreas do conhecimento. As atividades culminaram na produção e apresentação de cartazes, demonstrando a articulação entre os conteúdos de Geografia, História e Artes, favorecendo aprendizagens de forma contextualizadas e interdisciplinares. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), o ensino de Geografia deve promover a compreensão do espaço geográfico em suas dimensões sociais, culturais e ambientais, o que foi efetivamente evidenciado na prática observada. A proposta propõe uma abordagem crítica e participativa, como defende Callai (2006), e promove a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento, conforme sugere Thiesen (2008). O contexto educativo da sala de aula também se revelou como espaço de reflexão e transformação, em consonância com Alarcão (2001). A mediação docente, a luz de Vygotsky (1991) foi fundamental para fomentar interações que impulsionaram a construção coletiva do conhecimento. Os resultados da experiência indicam que a prática pedagógica participativa, ao valorizar o protagonismo do estudante, incentivou o desenvolvimento da autonomia, da oralidade, da cooperação e da aprendizagem significativa, reforçando o papel da escola como espaço de formação crítica, integrador e socialmente transformador.

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