Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO CIENTÍFICO E EPISTEMOLOGIA PRAXIOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERENIZAÇÃO DA BRANQUITUDE NAS CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nesta averiguação pudemos analisar as produções do meio científico na educação básica com dados que denotam pane nos fenômenos praxiológicos da gênese epistemologia branca nos espaços educativos. Assim, elencamos principais rompantes no estigma da historicidade cultural-científica e educacional com o propósito de propagar o desenvolvimento científico preto na educação de base. Ao longo da análise deparamo-nos com uma assepsia no tocante ao construicionismo negro dentro da ciência brasileira e letramento científico, no qual, vinga-se uma essência eurocentrada que, desde muito cedo, tipifica um traço identificatório entre brancura e intelectualidade. Considerou-se que, a escola compactua com a legitimação do racismo científico, sobretudo nas ciências, onde nasce e perdura-se a partir da tenra idade, na infância, como fato sinalizador. O trabalho baseia-se na metodologia de análise de conteúdo, em que consiste um estudo exploratório, tendo como base a realidade social e suas formas presentes na contemporaneidade A violência epistêmica, bem como, a declinação no incentivo à população infantil negra nas relações com as diligências epistemológicas, sinaliza uma postura de segregação nas ciências, como no âmbito educacional. Dentro das temáticas de raça e infância no período fundamental de escolarização, explicitou-se uma problemática social quanto à população infantil negra brasileira e sua criação unária de epistemologia, revelado nesta pesquisa que, os principais fatores que estão ligados ao alto índice de exclusão no literato científico da educação básica, e posteriormente, nas dominâncias dos espaços de poder epistêmico, admite a suma que, a cor da pele é um fator determinante para que o sujeito não tenha acesso às camadas de letramento. Aproximar o diálogo entre Educação, Ciência, Menoridade (Infâncias) Negras e Branquitude, explicita a falta de fomento para os pactos vindouros. Portanto, aprofundar o debate que envolva o epistemicídio e o analfabetismo científico conflagra a perpetuação da branquitude nos espaços soberanos de intelectualidade.

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