Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OGA PYSY: UMA CASA PARA CONHECER A UFGD

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128828
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9354
    "inscrito_id" => 19619
    "titulo" => "OGA PYSY: UMA CASA PARA CONHECER A UFGD"
    "resumo" => "A sobrevivência das populações indígenas, desde o contato com os colonizadores, sempre esteve ameaçada e as reservas criadas surgem como “reconhecimento” do direito deles de existirem e de “serem protegidos”. O cotidiano das reservas e as relações em seu interior era exatamente o contrário de autonomia. A UFGD e muitas outras instituições de ensino superior têm recebido em seus diversos cursos, acadêmicos indígenas. Nas licenciaturas, e nos demais cursos de graduação, chegar até as universidades pode significar a possibilidade de formação de profissionais indígenas em diferentes áreas, evidentemente, mas acima de tudo, reflete uma realidade em que é possível acreditar na garantia dos direitos e em uma educação escolar indígena diferenciada, sob autonomia nos dois etnoterritórios de MS e em todo o país. Nesse sentido, o trabalho teve o objetivo de contribuir para a inserção e ingresso crescente desses povos na instituição, contribuindo para o diálogo intercultural e os conhecimentos acadêmicos. De acordo com Eliel Benites (2014, p. 67): 'a espiritualidade conforma o pensamento e a lógica da pessoa kaiowá e guarani. Tal cosmologia se mantém viva pelo exercício da religiosidade tradicional em convivência contínua, o que sustenta toda relação social, cultural e ambiental. O trabalho vem sendo desenvolvido através de recepção de estudantes das escolas públicas e privadas da Grande Dourados e Conesul de MS, bem como a visita nas escolas dessa região, apresentando a UFGD pela Oga Pysy, estimulando uma conexão com esses futuros universitários as atividades desenvolvidas pela universidade em suas diversas áreas de conhecimento, permitindo fazer escolhas em sua formação futura, e compartilhar das atividades promovidas pela instituição. Até o momento dialogamos com 18 municípios de MS, 03 Institutos federais, bem como com o público interno das graduações e pós graduações da UFGD."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19619_TB9354_29102025214243.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELÂINE DA SILVA LADEIA"
    "autor_nome_curto" => "ELÂINE"
    "autor_email" => "elaineladeia@ufgd.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128828
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9354
    "inscrito_id" => 19619
    "titulo" => "OGA PYSY: UMA CASA PARA CONHECER A UFGD"
    "resumo" => "A sobrevivência das populações indígenas, desde o contato com os colonizadores, sempre esteve ameaçada e as reservas criadas surgem como “reconhecimento” do direito deles de existirem e de “serem protegidos”. O cotidiano das reservas e as relações em seu interior era exatamente o contrário de autonomia. A UFGD e muitas outras instituições de ensino superior têm recebido em seus diversos cursos, acadêmicos indígenas. Nas licenciaturas, e nos demais cursos de graduação, chegar até as universidades pode significar a possibilidade de formação de profissionais indígenas em diferentes áreas, evidentemente, mas acima de tudo, reflete uma realidade em que é possível acreditar na garantia dos direitos e em uma educação escolar indígena diferenciada, sob autonomia nos dois etnoterritórios de MS e em todo o país. Nesse sentido, o trabalho teve o objetivo de contribuir para a inserção e ingresso crescente desses povos na instituição, contribuindo para o diálogo intercultural e os conhecimentos acadêmicos. De acordo com Eliel Benites (2014, p. 67): 'a espiritualidade conforma o pensamento e a lógica da pessoa kaiowá e guarani. Tal cosmologia se mantém viva pelo exercício da religiosidade tradicional em convivência contínua, o que sustenta toda relação social, cultural e ambiental. O trabalho vem sendo desenvolvido através de recepção de estudantes das escolas públicas e privadas da Grande Dourados e Conesul de MS, bem como a visita nas escolas dessa região, apresentando a UFGD pela Oga Pysy, estimulando uma conexão com esses futuros universitários as atividades desenvolvidas pela universidade em suas diversas áreas de conhecimento, permitindo fazer escolhas em sua formação futura, e compartilhar das atividades promovidas pela instituição. Até o momento dialogamos com 18 municípios de MS, 03 Institutos federais, bem como com o público interno das graduações e pós graduações da UFGD."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19619_TB9354_29102025214243.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELÂINE DA SILVA LADEIA"
    "autor_nome_curto" => "ELÂINE"
    "autor_email" => "elaineladeia@ufgd.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A sobrevivência das populações indígenas, desde o contato com os colonizadores, sempre esteve ameaçada e as reservas criadas surgem como “reconhecimento” do direito deles de existirem e de “serem protegidos”. O cotidiano das reservas e as relações em seu interior era exatamente o contrário de autonomia. A UFGD e muitas outras instituições de ensino superior têm recebido em seus diversos cursos, acadêmicos indígenas. Nas licenciaturas, e nos demais cursos de graduação, chegar até as universidades pode significar a possibilidade de formação de profissionais indígenas em diferentes áreas, evidentemente, mas acima de tudo, reflete uma realidade em que é possível acreditar na garantia dos direitos e em uma educação escolar indígena diferenciada, sob autonomia nos dois etnoterritórios de MS e em todo o país. Nesse sentido, o trabalho teve o objetivo de contribuir para a inserção e ingresso crescente desses povos na instituição, contribuindo para o diálogo intercultural e os conhecimentos acadêmicos. De acordo com Eliel Benites (2014, p. 67): 'a espiritualidade conforma o pensamento e a lógica da pessoa kaiowá e guarani. Tal cosmologia se mantém viva pelo exercício da religiosidade tradicional em convivência contínua, o que sustenta toda relação social, cultural e ambiental. O trabalho vem sendo desenvolvido através de recepção de estudantes das escolas públicas e privadas da Grande Dourados e Conesul de MS, bem como a visita nas escolas dessa região, apresentando a UFGD pela Oga Pysy, estimulando uma conexão com esses futuros universitários as atividades desenvolvidas pela universidade em suas diversas áreas de conhecimento, permitindo fazer escolhas em sua formação futura, e compartilhar das atividades promovidas pela instituição. Até o momento dialogamos com 18 municípios de MS, 03 Institutos federais, bem como com o público interno das graduações e pós graduações da UFGD.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.