Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EU RESPEITO, EU INCLUO. COMO?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho “Eu respeito, eu incluo. Como?” foi realizado com turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Professor Paulo Nobre, na cidade de Macaíba/RN. A iniciativa teve como objetivo fomentar reflexões sobre o respeito às pessoas com deficiência e combater práticas e falas capacitistas no ambiente escolar, promovendo uma cultura de acolhimento e inclusão. A proposta fundamentou-se nos princípios da educação inclusiva, que defende o direito de todos à aprendizagem e à valorização da diversidade (MANTOAN, 2006), bem como na pedagogia crítica de Paulo Freire (1996), ao estimular o diálogo, a empatia e a consciência social dos estudantes. A metodologia adotada foi dividida em três etapas: no primeiro momento, foram realizadas rodas de conversa para introduzir conceitos como deficiência, acessibilidade, inclusão e capacitismo. Em seguida, os alunos compartilharam vivências relacionadas à exclusão e refletiram criticamente sobre atitudes discriminatórias. Por fim, produziram cartazes com mensagens e ilustrações que representavam respeito, acolhimento e valorização das diferenças. Essa atividade visual teve caráter sensibilizador e foi exposta na escola, promovendo o protagonismo dos estudantes e o engajamento coletivo. A ação está em consonância com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a importância do respeito às diferenças, do desenvolvimento de competências socioemocionais e da promoção da cidadania. Conclui-se que experiências pedagógicas como esta são essenciais para consolidar práticas inclusivas e desconstruir barreiras atitudinais, contribuindo para uma escola mais justa, acessível e humanizada.

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