Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADE ENCONTRADAS NA INCLUSAO DE ESTUDANTES NEURO-ATIPICOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128979
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9732
    "inscrito_id" => 21311
    "titulo" => "DIFICULDADE ENCONTRADAS NA INCLUSAO DE ESTUDANTES NEURO-ATIPICOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho visa analisar as dificuldades percebidas no ambiente escolar relacionadas ao processo de inclusão de alunos com neuro-atípicos e outras necessidades educacionais específicas, a partir de observações e registros realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão, em uma escola municipal localizada na zona urbana de Delmiro Gouveia/AL. Apesar das manifestações discursivas que promovem o respeito e a inclusão, observa-se a ocorrência de atitudes de indiferença, preconceitos e estratégias de exclusão por parte dos colegas, incluindo o uso pejorativo da expressão “autista” para insultar outros estudantes. Durante as atividades, especialmente nas aulas de Educação Física, alunos autistas frequentemente enfrentam dificuldades na integração social, sendo muitas vezes excluídos ou participando em menor grau das tarefas e brincadeiras. Mesmo com orientações docentes direcionadas à promoção do respeito e da convivência amistosa, permanece resistência por parte de alguns estudantes à inclusão, revelando limitações na mudança comportamental. Tal cenário evidencia a necessidade de implementação de ações mais eficazes voltadas à construção de um ambiente escolar mais acolhedor e equitativo. Como base teórica, o estudo dialoga com autores que abordam a temática da inclusão na educação, tais como Mantoan (2003), Oliveira (2020) e Cunha (2020)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21311_TB9732_30102025185401.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINDAIANE MALAQUIAS GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "ALINDAIANE"
    "autor_email" => "alindaiane.gonzaga@delmiro.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128979
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9732
    "inscrito_id" => 21311
    "titulo" => "DIFICULDADE ENCONTRADAS NA INCLUSAO DE ESTUDANTES NEURO-ATIPICOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho visa analisar as dificuldades percebidas no ambiente escolar relacionadas ao processo de inclusão de alunos com neuro-atípicos e outras necessidades educacionais específicas, a partir de observações e registros realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão, em uma escola municipal localizada na zona urbana de Delmiro Gouveia/AL. Apesar das manifestações discursivas que promovem o respeito e a inclusão, observa-se a ocorrência de atitudes de indiferença, preconceitos e estratégias de exclusão por parte dos colegas, incluindo o uso pejorativo da expressão “autista” para insultar outros estudantes. Durante as atividades, especialmente nas aulas de Educação Física, alunos autistas frequentemente enfrentam dificuldades na integração social, sendo muitas vezes excluídos ou participando em menor grau das tarefas e brincadeiras. Mesmo com orientações docentes direcionadas à promoção do respeito e da convivência amistosa, permanece resistência por parte de alguns estudantes à inclusão, revelando limitações na mudança comportamental. Tal cenário evidencia a necessidade de implementação de ações mais eficazes voltadas à construção de um ambiente escolar mais acolhedor e equitativo. Como base teórica, o estudo dialoga com autores que abordam a temática da inclusão na educação, tais como Mantoan (2003), Oliveira (2020) e Cunha (2020)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21311_TB9732_30102025185401.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINDAIANE MALAQUIAS GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "ALINDAIANE"
    "autor_email" => "alindaiane.gonzaga@delmiro.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho visa analisar as dificuldades percebidas no ambiente escolar relacionadas ao processo de inclusão de alunos com neuro-atípicos e outras necessidades educacionais específicas, a partir de observações e registros realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão, em uma escola municipal localizada na zona urbana de Delmiro Gouveia/AL. Apesar das manifestações discursivas que promovem o respeito e a inclusão, observa-se a ocorrência de atitudes de indiferença, preconceitos e estratégias de exclusão por parte dos colegas, incluindo o uso pejorativo da expressão “autista” para insultar outros estudantes. Durante as atividades, especialmente nas aulas de Educação Física, alunos autistas frequentemente enfrentam dificuldades na integração social, sendo muitas vezes excluídos ou participando em menor grau das tarefas e brincadeiras. Mesmo com orientações docentes direcionadas à promoção do respeito e da convivência amistosa, permanece resistência por parte de alguns estudantes à inclusão, revelando limitações na mudança comportamental. Tal cenário evidencia a necessidade de implementação de ações mais eficazes voltadas à construção de um ambiente escolar mais acolhedor e equitativo. Como base teórica, o estudo dialoga com autores que abordam a temática da inclusão na educação, tais como Mantoan (2003), Oliveira (2020) e Cunha (2020).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.