Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

WEBQUEST POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: INTEGRAÇÃO DOS PASSOS DAS UEPS DE MOREIRA E DOS ATRIBUTOS CRÍTICOS DE DODGE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128999
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9786
    "inscrito_id" => 20283
    "titulo" => "WEBQUEST POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: INTEGRAÇÃO DOS PASSOS DAS UEPS DE MOREIRA E DOS ATRIBUTOS CRÍTICOS DE DODGE."
    "resumo" => "Este artigo propõe um modelo de WebQuest Potencialmente Significativa, fundamentado na articulação entre os oito passos das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), delineadas por Marcos Moreira, e os seis atributos críticos propostos por Bernie Dodge em sua formulação original das WebQuests. A discussão parte da constatação de que muitos trabalhos rotulados como WebQuests configuram-se, na prática, como WebExercises, caracterizados por tarefas de mera busca e reprodução de informações, sem efetivo potencial para a construção de significados. Assim, faz-se necessária a explicitação de critérios que assegurem um design pedagógico coerente com os princípios da aprendizagem significativa de Ausubel e Moreira, em consonância com os atributos estruturais da proposta de Dodge. A análise enfatiza que uma WebQuest só atinge seu caráter significativo quando promove a integração entre a investigação orientada, mediada por fontes digitais previamente selecionadas, e a organização sequencial das etapas da UEPS, que buscam promover a ancoragem de novos conceitos ao conhecimento prévio do estudante. A comparação com os WebExercises evidencia que a simples utilização da internet não garante inovação pedagógica, sendo imprescindível a elaboração de tarefas que estimulem a reflexão, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. Por fim, o artigo apresenta uma proposta de critérios e passos para o desenvolvimento de WebQuests Potencialmente Significativas, capazes de aliar rigor teórico e aplicabilidade prática, especialmente no ensino de Ciências, ampliando o engajamento discente e a efetiva compreensão conceitual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20283_TB9786_30102025181000.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE FONTENELLE COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE"
    "autor_email" => "fisicafontenelle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128999
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9786
    "inscrito_id" => 20283
    "titulo" => "WEBQUEST POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: INTEGRAÇÃO DOS PASSOS DAS UEPS DE MOREIRA E DOS ATRIBUTOS CRÍTICOS DE DODGE."
    "resumo" => "Este artigo propõe um modelo de WebQuest Potencialmente Significativa, fundamentado na articulação entre os oito passos das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), delineadas por Marcos Moreira, e os seis atributos críticos propostos por Bernie Dodge em sua formulação original das WebQuests. A discussão parte da constatação de que muitos trabalhos rotulados como WebQuests configuram-se, na prática, como WebExercises, caracterizados por tarefas de mera busca e reprodução de informações, sem efetivo potencial para a construção de significados. Assim, faz-se necessária a explicitação de critérios que assegurem um design pedagógico coerente com os princípios da aprendizagem significativa de Ausubel e Moreira, em consonância com os atributos estruturais da proposta de Dodge. A análise enfatiza que uma WebQuest só atinge seu caráter significativo quando promove a integração entre a investigação orientada, mediada por fontes digitais previamente selecionadas, e a organização sequencial das etapas da UEPS, que buscam promover a ancoragem de novos conceitos ao conhecimento prévio do estudante. A comparação com os WebExercises evidencia que a simples utilização da internet não garante inovação pedagógica, sendo imprescindível a elaboração de tarefas que estimulem a reflexão, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. Por fim, o artigo apresenta uma proposta de critérios e passos para o desenvolvimento de WebQuests Potencialmente Significativas, capazes de aliar rigor teórico e aplicabilidade prática, especialmente no ensino de Ciências, ampliando o engajamento discente e a efetiva compreensão conceitual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20283_TB9786_30102025181000.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE FONTENELLE COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE"
    "autor_email" => "fisicafontenelle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo propõe um modelo de WebQuest Potencialmente Significativa, fundamentado na articulação entre os oito passos das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), delineadas por Marcos Moreira, e os seis atributos críticos propostos por Bernie Dodge em sua formulação original das WebQuests. A discussão parte da constatação de que muitos trabalhos rotulados como WebQuests configuram-se, na prática, como WebExercises, caracterizados por tarefas de mera busca e reprodução de informações, sem efetivo potencial para a construção de significados. Assim, faz-se necessária a explicitação de critérios que assegurem um design pedagógico coerente com os princípios da aprendizagem significativa de Ausubel e Moreira, em consonância com os atributos estruturais da proposta de Dodge. A análise enfatiza que uma WebQuest só atinge seu caráter significativo quando promove a integração entre a investigação orientada, mediada por fontes digitais previamente selecionadas, e a organização sequencial das etapas da UEPS, que buscam promover a ancoragem de novos conceitos ao conhecimento prévio do estudante. A comparação com os WebExercises evidencia que a simples utilização da internet não garante inovação pedagógica, sendo imprescindível a elaboração de tarefas que estimulem a reflexão, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. Por fim, o artigo apresenta uma proposta de critérios e passos para o desenvolvimento de WebQuests Potencialmente Significativas, capazes de aliar rigor teórico e aplicabilidade prática, especialmente no ensino de Ciências, ampliando o engajamento discente e a efetiva compreensão conceitual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.