ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE DISLEXIA DOS PROFESSORES DO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE E DE CINCO CIDADES DO SERTÃO PARAÍBANO
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1379 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE DISLEXIA DOS PROFESSORES DO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE E DE CINCO CIDADES DO SERTÃO PARAÍBANO" "resumo" => "A dislexia é um transtorno da leitura, portanto, um déficit linguístico que dificulta a aprendizagem de leitura, escrita, soletração e decodificação das palavras. Estima-se que entre 10 a 17% da população escolar brasileira apresentem este tipo de dificuldade, possuindo os fatores genéticos como principal causa e é uma das responsáveis pelo fracasso escolar, trazendo consequências na área social, afetiva e cognitiva do educando. Nesse sentido, o quanto antes à criança disléxica for identificada, diagnosticada e intervinda, mais condições de superação ela terá. Sendo assim, torna-se relevante avaliar a percepção que os educadores possuem com relação a esse distúrbio tão recorrente que é a Dislexia e fornecer informações necessárias para um melhor conhecimento a respeito deste tema, suas manifestações e diferentes maneiras de se trabalhar com estas crianças. Este estudo foi realizado em cinco escolas municipais da cidade de Campina Grande – PB e em um curso de aperfeiçoamento em educação, onde se encontravam presente professores das cidades de Conceição, Igaracy, Diamante, Piancó e Itaporanga - Pb. A amostra foi composta por 108 professores, sendo 54 de Campina Grande e os outros 54 das diferentes cidades do Sertão Paraibano, onde os mesmo foram submetidos à aplicação de um questionário objetivo contendo 8 questões referente a temática Dislexia. Os resultados obtidos estão relacionados com a média das respostas entre a cidade de Campina Grande e as cidades do Sertão e o nível de significância entre elas. Para o nível de significância pôde ser observado que as respostas referentes às questões 3, 4, 6 e 7 houveram diferenças consideráveis quando comparadas entre a cidade de Campina Grande e as cidades do Sertão, onde o nível de significância para as questões 3 e 4 foram de 0,015 e para as questões 6 e 7 foram de 0,003, levando-se em consideração p<0,05. Apesar das divergências obtidas, principalmente nas questões 3, 4, 6 e 7, ambos os grupos de modo geral apresentaram percepções semelhantes com relação ao ensino aos portadores da Dislexia. Apresentando com aproximadamente 57% da amostra total de professores do ensino fundamental I como medianos quanto ao seu nível de conhecimento sobre a dislexia. Como essa pesquisa não é conclusiva ainda se permite mais estudos na área das Dificuldades de Aprendizagem e em especial a Dislexia." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "Atividade Física, Educação e Saúde" "palavra_chave" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, DISLEXIA, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA ALVES DE FREITAS CORREIA" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA" "autor_email" => "caroliinafreitas@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1379 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE DISLEXIA DOS PROFESSORES DO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE E DE CINCO CIDADES DO SERTÃO PARAÍBANO" "resumo" => "A dislexia é um transtorno da leitura, portanto, um déficit linguístico que dificulta a aprendizagem de leitura, escrita, soletração e decodificação das palavras. Estima-se que entre 10 a 17% da população escolar brasileira apresentem este tipo de dificuldade, possuindo os fatores genéticos como principal causa e é uma das responsáveis pelo fracasso escolar, trazendo consequências na área social, afetiva e cognitiva do educando. Nesse sentido, o quanto antes à criança disléxica for identificada, diagnosticada e intervinda, mais condições de superação ela terá. Sendo assim, torna-se relevante avaliar a percepção que os educadores possuem com relação a esse distúrbio tão recorrente que é a Dislexia e fornecer informações necessárias para um melhor conhecimento a respeito deste tema, suas manifestações e diferentes maneiras de se trabalhar com estas crianças. Este estudo foi realizado em cinco escolas municipais da cidade de Campina Grande – PB e em um curso de aperfeiçoamento em educação, onde se encontravam presente professores das cidades de Conceição, Igaracy, Diamante, Piancó e Itaporanga - Pb. A amostra foi composta por 108 professores, sendo 54 de Campina Grande e os outros 54 das diferentes cidades do Sertão Paraibano, onde os mesmo foram submetidos à aplicação de um questionário objetivo contendo 8 questões referente a temática Dislexia. Os resultados obtidos estão relacionados com a média das respostas entre a cidade de Campina Grande e as cidades do Sertão e o nível de significância entre elas. Para o nível de significância pôde ser observado que as respostas referentes às questões 3, 4, 6 e 7 houveram diferenças consideráveis quando comparadas entre a cidade de Campina Grande e as cidades do Sertão, onde o nível de significância para as questões 3 e 4 foram de 0,015 e para as questões 6 e 7 foram de 0,003, levando-se em consideração p<0,05. Apesar das divergências obtidas, principalmente nas questões 3, 4, 6 e 7, ambos os grupos de modo geral apresentaram percepções semelhantes com relação ao ensino aos portadores da Dislexia. Apresentando com aproximadamente 57% da amostra total de professores do ensino fundamental I como medianos quanto ao seu nível de conhecimento sobre a dislexia. Como essa pesquisa não é conclusiva ainda se permite mais estudos na área das Dificuldades de Aprendizagem e em especial a Dislexia." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "Atividade Física, Educação e Saúde" "palavra_chave" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, DISLEXIA, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA ALVES DE FREITAS CORREIA" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA" "autor_email" => "caroliinafreitas@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }