Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

RELAÇÃO ENTRE NÍVEL SOCIOECONÔMICO E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR (AFFORDANCES) INFANTIL EM AMBIENTES DOMÉSTICOS

Palavra-chaves: NÍVEL SOCIOECONÔMICO, DESENVOLVIMENTO MOTOR, AMBIENTES DOMÉSTICOS Tema Livre (TL) Comportamento Motor
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Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar possíveis associações entre o nível socioeconômico e as oportunidades (affordances) para desenvolvimento motor de crianças de 18 a 42 meses do município de Várzea Alegre – CE. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo correlacional, transversal, quantitativo e de campo, no qual participaram 75 famílias com crianças entre 18-42 meses de idade de Várzea Alegre-CE. Para avaliar as condições socioeconômicas, foi utilizado o questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), critério Brasil 2012. Já as oportunidades para o desenvolvimento motor (affordances) presentes no ambiente familiar foram analisadas através do questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – AHEMD – 18-42 meses. Foi utilizada estatística descritiva, com medidas de tendência central de distribuição de frequência, e inferencial, com o teste Qui-Quadrado para os dados categóricos, e o teste de correlação de Spearman para analisar possíveis associações entre o nível socioeconômico e as variáveis do AHEMD. Resultados: Contata-se que quanto menor o nível socioeconômico, maior a porcentagem de lares com classificação baixa do escore AHEMD Total, e quanto maior a classificação social maiores são as oportunidades contidas nos lares participantes da pesquisa. Ainda assim, nenhum dos lares investigados no município de Várzea Alegre apresenta uma classificação considerada alta no nível de oportunidades para o desenvolvimento motor das crianças. Considerações Finais: Tal fato sugere que mesmo as famílias de alto poder aquisitivo não estão estruturando seus lares de maneira a adequada para ofertarem um ambiente rico em oportunidades para os filhos. Isto sugere que existe uma falta de orientação por parte dos familiares de como estruturarem suas residências de uma maneira que possa promover benefícios no desenvolvimento da criança. Também vale ressaltar que existem outros fatores relacionados ao envolvimento que irão influenciar no desenvolvimento motor das crianças, como as interações sociais e oportunidades existentes em outros contextos que a criança também esteja inserida.

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