Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN A PARTIR DOS REFERENCIAIS CURRICULARES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, REFERENCIAIS CURRICULARES Pôster (PO) Formação do Profissional de Educação Física
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1466
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 158
    "inscrito_id" => 485
    "titulo" => "CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN A PARTIR DOS REFERENCIAIS CURRICULARES"
    "resumo" => "O presente trabalho discute os referenciais curriculares da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do município de Natal-RN. Surge a partir das inúmeras problematizações que permeiam este contexto no trato pedagógico do conhecimento e do fomento à pesquisa na iniciação científica (IC). Traz um diálogo no sentido de provocar uma reflexão sobre o que, de fato, é a relação ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física e suas implicações em seu processo de consolidação na escola. A EJA e a Educação Física que atingidas por uma visão marginalizada na escola, desperdiçam novas possibilidades pedagógicas e metodológicas, de se reestruturar e de reconhecer a sua importância na formação dos educandos, para exercer seu papel de cidadão na sociedade. Nesse sentido, contenta-se em ser apática, reprodutivista e conservadora, revelada nas atitudes didático-metodológicas dificultando a busca, a compreensão e a concretização da sistematização do conhecimento da Educação Física na EJA. Com isso, a fim de direcionarmos as questões do estudo, definimos a seguinte problemática: Os referenciais Curriculares da EJA para a Educação Física trazem questões pertinentes à formação e à prática pedagógica dos profissionais da área? Com o objetivo de compreender o que é sistematizado na escola, dentro deste nível de ensino, e suas possibilidades a partir destes referenciais. Provocando assim alguns apontamentos que podem contribuir para caracterizar o panorama da Educação Física na EJA; como a falta de formação continuada dos profissionais. Nesta pesquisa qualitativa, metodologicamente abordando o Estudo de Caso, foram utilizadas como estratégias o diálogo com a literatura da área e, do mesmo modo, com os debates e discussões dos resultados da pesquisa (IC) concluída em 2011: “A sistematização do conhecimento da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas da Rede Municipal de Natal-RN”. Sendo assim, com o fomento a pesquisa, as contribuições já postas e o constante diálogo social, percebemos que é possível consolidar o conhecimento da EF na EJA, de maneira sistematizada, na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, REFERENCIAIS CURRICULARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE MARIANA ALVES BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE MARIANA"
    "autor_email" => "joycembarros@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1466
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 158
    "inscrito_id" => 485
    "titulo" => "CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN A PARTIR DOS REFERENCIAIS CURRICULARES"
    "resumo" => "O presente trabalho discute os referenciais curriculares da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do município de Natal-RN. Surge a partir das inúmeras problematizações que permeiam este contexto no trato pedagógico do conhecimento e do fomento à pesquisa na iniciação científica (IC). Traz um diálogo no sentido de provocar uma reflexão sobre o que, de fato, é a relação ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física e suas implicações em seu processo de consolidação na escola. A EJA e a Educação Física que atingidas por uma visão marginalizada na escola, desperdiçam novas possibilidades pedagógicas e metodológicas, de se reestruturar e de reconhecer a sua importância na formação dos educandos, para exercer seu papel de cidadão na sociedade. Nesse sentido, contenta-se em ser apática, reprodutivista e conservadora, revelada nas atitudes didático-metodológicas dificultando a busca, a compreensão e a concretização da sistematização do conhecimento da Educação Física na EJA. Com isso, a fim de direcionarmos as questões do estudo, definimos a seguinte problemática: Os referenciais Curriculares da EJA para a Educação Física trazem questões pertinentes à formação e à prática pedagógica dos profissionais da área? Com o objetivo de compreender o que é sistematizado na escola, dentro deste nível de ensino, e suas possibilidades a partir destes referenciais. Provocando assim alguns apontamentos que podem contribuir para caracterizar o panorama da Educação Física na EJA; como a falta de formação continuada dos profissionais. Nesta pesquisa qualitativa, metodologicamente abordando o Estudo de Caso, foram utilizadas como estratégias o diálogo com a literatura da área e, do mesmo modo, com os debates e discussões dos resultados da pesquisa (IC) concluída em 2011: “A sistematização do conhecimento da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas da Rede Municipal de Natal-RN”. Sendo assim, com o fomento a pesquisa, as contribuições já postas e o constante diálogo social, percebemos que é possível consolidar o conhecimento da EF na EJA, de maneira sistematizada, na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, REFERENCIAIS CURRICULARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE MARIANA ALVES BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE MARIANA"
    "autor_email" => "joycembarros@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O presente trabalho discute os referenciais curriculares da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do município de Natal-RN. Surge a partir das inúmeras problematizações que permeiam este contexto no trato pedagógico do conhecimento e do fomento à pesquisa na iniciação científica (IC). Traz um diálogo no sentido de provocar uma reflexão sobre o que, de fato, é a relação ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física e suas implicações em seu processo de consolidação na escola. A EJA e a Educação Física que atingidas por uma visão marginalizada na escola, desperdiçam novas possibilidades pedagógicas e metodológicas, de se reestruturar e de reconhecer a sua importância na formação dos educandos, para exercer seu papel de cidadão na sociedade. Nesse sentido, contenta-se em ser apática, reprodutivista e conservadora, revelada nas atitudes didático-metodológicas dificultando a busca, a compreensão e a concretização da sistematização do conhecimento da Educação Física na EJA. Com isso, a fim de direcionarmos as questões do estudo, definimos a seguinte problemática: Os referenciais Curriculares da EJA para a Educação Física trazem questões pertinentes à formação e à prática pedagógica dos profissionais da área? Com o objetivo de compreender o que é sistematizado na escola, dentro deste nível de ensino, e suas possibilidades a partir destes referenciais. Provocando assim alguns apontamentos que podem contribuir para caracterizar o panorama da Educação Física na EJA; como a falta de formação continuada dos profissionais. Nesta pesquisa qualitativa, metodologicamente abordando o Estudo de Caso, foram utilizadas como estratégias o diálogo com a literatura da área e, do mesmo modo, com os debates e discussões dos resultados da pesquisa (IC) concluída em 2011: “A sistematização do conhecimento da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas da Rede Municipal de Natal-RN”. Sendo assim, com o fomento a pesquisa, as contribuições já postas e o constante diálogo social, percebemos que é possível consolidar o conhecimento da EF na EJA, de maneira sistematizada, na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.