O presente trabalho discute os referenciais curriculares da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do município de Natal-RN. Surge a partir das inúmeras problematizações que permeiam este contexto no trato pedagógico do conhecimento e do fomento à pesquisa na iniciação científica (IC). Traz um diálogo no sentido de provocar uma reflexão sobre o que, de fato, é a relação ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física e suas implicações em seu processo de consolidação na escola. A EJA e a Educação Física que atingidas por uma visão marginalizada na escola, desperdiçam novas possibilidades pedagógicas e metodológicas, de se reestruturar e de reconhecer a sua importância na formação dos educandos, para exercer seu papel de cidadão na sociedade. Nesse sentido, contenta-se em ser apática, reprodutivista e conservadora, revelada nas atitudes didático-metodológicas dificultando a busca, a compreensão e a concretização da sistematização do conhecimento da Educação Física na EJA. Com isso, a fim de direcionarmos as questões do estudo, definimos a seguinte problemática: Os referenciais Curriculares da EJA para a Educação Física trazem questões pertinentes à formação e à prática pedagógica dos profissionais da área? Com o objetivo de compreender o que é sistematizado na escola, dentro deste nível de ensino, e suas possibilidades a partir destes referenciais. Provocando assim alguns apontamentos que podem contribuir para caracterizar o panorama da Educação Física na EJA; como a falta de formação continuada dos profissionais. Nesta pesquisa qualitativa, metodologicamente abordando o Estudo de Caso, foram utilizadas como estratégias o diálogo com a literatura da área e, do mesmo modo, com os debates e discussões dos resultados da pesquisa (IC) concluída em 2011: “A sistematização do conhecimento da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas da Rede Municipal de Natal-RN”. Sendo assim, com o fomento a pesquisa, as contribuições já postas e o constante diálogo social, percebemos que é possível consolidar o conhecimento da EF na EJA, de maneira sistematizada, na escola.