SOUZA, Saulo Marcos Pereira De et al.. Tênis de mesa na escolinha do def. Anais III CONAEF... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1542>. Acesso em: 24/11/2024 22:22
TÊNIS DE MESA NAS ESCOLINHAS DO DEF*Pollyanna Lanuza Torreão Vilar;*Saulo Marcos Pereira De Souza;*Temístocles Vicente Pereira Barros;*Wiviane Felix Xavier de Medeiros;¬¬¬¬¬¬¬¬**Anny Sionara Moura Lima Dantas.*Graduandos do curso de Educação Física da UEPB.**Professora do curso de Educação Física da UEPB.Universidade Estadual Da Paraíba – UEPBCampina Grande – ParaíbaO Tênis de Mesa constitui uma modalidade que estimula uma grande autonomia do atleta para que o mesmo possa avaliar se a estratégia traçada em conjunto com o treinador está ou não sendo eficaz, buscando adaptá-la e tomar decisões por si só, criando e percorrendo caminhos alternativos em função de imprevistos que possam ocorrer durante o decorrer de uma partida. O tênis de mesa também age de positivamente nos aspectos psicológicos (momentos de tensão, que o aluno se encontra em momentos desfavoráveis), aspectos pedagógicos (troca de companheiro de treino numa mesma sessão aula para que o aluno tenha oportunidade de vivenciar diferentes estilos de jogo) e aspecto do ambiente de aula (proporcionando o vínculo e oportunizando a coesão do grupo). O objetivo geral é promover o Tênis de Mesa, levando a sua prática para as crianças e adolescentes, ocupando o tempo ocioso dessas crianças com uma atividade saudável. As atividades são desenvolvidas duas vezes por semana (terças e quintas-feiras), de 13h30min as 15h30min, no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, atendendo crianças de ambos os gêneros do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O grupo tem o acompanhamento da de estagiários que estão matriculados no Curso de Educação Física. A modalidade Tênis de Mesa, foi incluída no Programa Escolinhas do DEF no inicio deste ano letivo. Inicialmente durante duas semanas nenhuma criança teve o interesse em praticar a modalidade, os estagiários a partir dessa desmotivação devido ao não conhecimento da modalidade por parte de muitos alunos e por não ser costumeiramente uma modalidade oferecida, fizeram algumas demonstrações e motivaram alguns alunos de outras modalidades a praticarem o Tênis de Mesa, hoje contamos com 12 alunos, que quando iniciaram não tinham conhecimento nenhum sobre a modalidade e que apesar do curto período de aula o avanço é satisfatório, onde serão realizados posteriormente testes motores, psicológicos e físicos com os alunos para obter resultados consistentes. Durante as aulas, um dos fatos importante que a modalidade despertou foi o interesse da mídia em divulgar a modalidade por ser algo novo, e que vem crescendo muito e por esse motivo também nos motivamos a divulgar nosso trabalho no congresso.Palavras Chave: Tênis de Mesa. Crianças.Atividade.