A importância da inclusão de estratégias didáticas contextualizadas para o ensino de Química nas aulas do ensino médio é de grande importância no processo ensino-aprendizagem porque retira o aluno da posição de espectador passivo, proporcionando aprendizagens significativas. A função do ensino experimental e a do professor relacionam-se com a adoção de uma postura diferente sobre como conceber, ensinar e aprender Química, no propósito de ajudar os alunos a explorar, desenvolver e modificar suas idéias, ao invés de desprezá-las ou sempre tentar muda-las. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio durante a aplicação de uma oficina didática sobre conceitos de ácidos, bases e pH com base em atividades experimentais. Este trabalho está inserido em dois projetos maiores, que se desenvolve no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ CAPES) e no de Divulgação do Ano Internacional da Química – CNPq que têm como foco respectivamente melhorar a qualidade da educação no Ensino Médio e divulgar a importância da Química para a sociedade. Para efetivação deste, desenvolveu-se uma oficina didática com experimentos envolvendo produtos do cotidiano, instigando aos alunos a solucionar uma problematização. Diante disso, o uso de atividades experimentais pode ser adotado como estratégia de problematização dos conceitos químicos, pois permite aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades tais como, elaboração de hipóteses, no despertar da criatividade além de instigá-los a buscarem soluções alternativas envolvendo informações químicas do dia a dia.