O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em sua atuação na escola Cristiano Cartaxo, vem realizando atividades significativas no que diz respeito ao trabalho com leitura e escrita. Desde o início das atividades no ano de 2010 até aqui, o Subprojeto Letras-CZ, através da atuação conjunta do coordenador, supervisor e bolsistas, busca trabalhar atividades de texto, com vistas a contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento das competências de leitura e escrita do alunado. Tendo em vista os objetivos do Programa e as condições de atuação que nos são permitidas, o projeto desenvolve na escola em questão, debates e reflexões sobre as atividades em Língua Portuguesa, a exemplo do mini-evento “Cultura Contada e Cantada: Escrita e Oralidade em Patativa do Assaré” (2012), evento realizado como uma extensão do projeto, o qual envolveu toda a escola. Além disso, o Pibid Português desenvolve, a fim de verificar o desempenho textual dos alunos, oficinas de leitura e escrita de gêneros textuais pertencentes à esfera jornalística, objetivando a execução e ornamentação do jornal “Poli Correio Valente”, o qual constitui mais uma das atividades que vêm sendo realizadas na referida escola de ensino médio, no presente ano de 2013. Dessa forma, o Pibid Letras-Cz, em parceria com o Subprojeto “Casa de Vaga-lumes”, funciona como um subsídio fundamental para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, especificamente nos trabalhos relacionados à leitura e produção de textos como práticas sociais de letramento e inserção do indivíduo enquanto agente crítico e reflexivo perante a sociedade.