PRATICANDO NUTRIÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2014-04-09 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5276 "edicao_id" => 17 "trabalho_id" => 617 "inscrito_id" => 2668 "titulo" => "PRATICANDO NUTRIÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "INTRODUÇÃO: As atividades práticas de nutrição com a comunidade estão inseridas no contexto da disciplina Prática em Saúde Coletiva do curso de Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A disciplina proporciona aos alunos uma vivência inicial em diferentes campos de atuação profissional, a saber: Saúde, Assistência Social e Educação, sendo a área da saúde uma das oportunidades do aluno de nutrição desenvolver atividades de educação em saúde de promoção de práticas alimentares saudáveis. No caso deste relato a autora objetiva expor a experiência de atividades educativas, vivenciadas junto aos usuários e profissionais do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), ponto de atenção à saúde de média complexidade, localizado no município de Cuité/PB. METODOLOGIA: As práticas foram realizadas uma vez por semana, com duração média de três horas, compreendendo o período de julho a setembro de 2013, planejadas de acordo com a necessidade do serviço e preferências do público. Em média duas atividades foram elaboradas para cada semana, sendo o tema alimentação focalizado em sua maioria. RESULTADO: O CAPS de Cuité atende diariamente uma clientela fixa de aproximadamente 18 usuários com diferentes transtornos mentais. No serviço são realizadas rotinas que envolvem o café da manhã, o “Bom dia CAPS”, almoço e lanche, além de acompanhamento psicológico e cuidados com a horta instalada no próprio CAPS. As potencialidades observadas no local foram a equipe e os espaços interno e externo. As atividades estimularam a interação entre os participantes, bem como as habilidades motoras, criatividade, consumo de vegetais produzidos na horta e mudança de hábitos. Considerando a especificidade do público foram adotadas estratégias para instigar a produção e a participação pelos usuários, como: elaboração de crachás, bingo dos alimentos, pintura, colagem, exercícios físicos, oficina culinária, produção de cartão e uso dos sentidos. O público demonstrou maior interesse em atividades que envolveram desenhos e pinturas, sendo as produções registradas em fotografias. Além das produções os participantes interagiam entre si, compartilhavam informações inerentes a suas próprias experiências de vida e sugestionavam atividades para encontros subsequentes. Foi observada grande satisfação quanto às atividades propostas tanto do público-alvo como da equipe do CAPS. CONCLUSÃO: As práticas de nutrição no CAPS contribuíram para o processo de formação da autora, principalmente no que se refere a identificação de particularidades que norteiam os usuários; a prática de educação nutricional associada a atuação interdisciplinar; a realização do trabalho em equipe; e o despertar de um olhar humanizado para com o usuário. Contribuíram também para perceber a eficácia de ações de educação alimentar e nutricional planejadas segundo as características e limitações decorrentes do transtorno mental apresentado, as quais variam desde dificuldades motoras e de concentração, até desequilíbrio físico. Disseminar o tema alimentação saudável com os usuários do CAPS foi importante porque enfatizou além dos benefícios para saúde, a adesão a hábitos de vida que incluem não somente a alimentação, mas higienização, prática de atividade física, interação com o meio, valorização individual e socialização. As práticas serviram como instrumento de terapia para auxiliar profissionais e usuários na reabilitação e tratamento psicossocial." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Saúde Coletiva" "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE NUTRIÇÃO, CAPS, SAÚDE MENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_23_03_2014_23_08_25_idinscrito_2668_fe4bf8815ffc129016047418b4385b4b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-09 19:08:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA DAYANA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA COSTA" "autor_email" => "janainadayana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conacis" "edicao_nome" => "Anais CONACIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014" "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png" "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00" "publicacao_id" => 15 "publicacao_nome" => "Revista CONACIS" "publicacao_codigo" => "2358-0186" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5276 "edicao_id" => 17 "trabalho_id" => 617 "inscrito_id" => 2668 "titulo" => "PRATICANDO NUTRIÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "INTRODUÇÃO: As atividades práticas de nutrição com a comunidade estão inseridas no contexto da disciplina Prática em Saúde Coletiva do curso de Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A disciplina proporciona aos alunos uma vivência inicial em diferentes campos de atuação profissional, a saber: Saúde, Assistência Social e Educação, sendo a área da saúde uma das oportunidades do aluno de nutrição desenvolver atividades de educação em saúde de promoção de práticas alimentares saudáveis. No caso deste relato a autora objetiva expor a experiência de atividades educativas, vivenciadas junto aos usuários e profissionais do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), ponto de atenção à saúde de média complexidade, localizado no município de Cuité/PB. METODOLOGIA: As práticas foram realizadas uma vez por semana, com duração média de três horas, compreendendo o período de julho a setembro de 2013, planejadas de acordo com a necessidade do serviço e preferências do público. Em média duas atividades foram elaboradas para cada semana, sendo o tema alimentação focalizado em sua maioria. RESULTADO: O CAPS de Cuité atende diariamente uma clientela fixa de aproximadamente 18 usuários com diferentes transtornos mentais. No serviço são realizadas rotinas que envolvem o café da manhã, o “Bom dia CAPS”, almoço e lanche, além de acompanhamento psicológico e cuidados com a horta instalada no próprio CAPS. As potencialidades observadas no local foram a equipe e os espaços interno e externo. As atividades estimularam a interação entre os participantes, bem como as habilidades motoras, criatividade, consumo de vegetais produzidos na horta e mudança de hábitos. Considerando a especificidade do público foram adotadas estratégias para instigar a produção e a participação pelos usuários, como: elaboração de crachás, bingo dos alimentos, pintura, colagem, exercícios físicos, oficina culinária, produção de cartão e uso dos sentidos. O público demonstrou maior interesse em atividades que envolveram desenhos e pinturas, sendo as produções registradas em fotografias. Além das produções os participantes interagiam entre si, compartilhavam informações inerentes a suas próprias experiências de vida e sugestionavam atividades para encontros subsequentes. Foi observada grande satisfação quanto às atividades propostas tanto do público-alvo como da equipe do CAPS. CONCLUSÃO: As práticas de nutrição no CAPS contribuíram para o processo de formação da autora, principalmente no que se refere a identificação de particularidades que norteiam os usuários; a prática de educação nutricional associada a atuação interdisciplinar; a realização do trabalho em equipe; e o despertar de um olhar humanizado para com o usuário. Contribuíram também para perceber a eficácia de ações de educação alimentar e nutricional planejadas segundo as características e limitações decorrentes do transtorno mental apresentado, as quais variam desde dificuldades motoras e de concentração, até desequilíbrio físico. Disseminar o tema alimentação saudável com os usuários do CAPS foi importante porque enfatizou além dos benefícios para saúde, a adesão a hábitos de vida que incluem não somente a alimentação, mas higienização, prática de atividade física, interação com o meio, valorização individual e socialização. As práticas serviram como instrumento de terapia para auxiliar profissionais e usuários na reabilitação e tratamento psicossocial." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Saúde Coletiva" "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE NUTRIÇÃO, CAPS, SAÚDE MENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_3datahora_23_03_2014_23_08_25_idinscrito_2668_fe4bf8815ffc129016047418b4385b4b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-09 19:08:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA DAYANA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA COSTA" "autor_email" => "janainadayana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conacis" "edicao_nome" => "Anais CONACIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014" "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png" "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00" "publicacao_id" => 15 "publicacao_nome" => "Revista CONACIS" "publicacao_codigo" => "2358-0186" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }