O estudo da psicanálise e a experiência da prática da clínica com crianças despertaram o interesse e curiosidade em estudar mais profundamente as dinâmicas que circundam e compõe a família moderna. Fazendo a utilização do estudo de caso como instrumento de análise, esse trabalho teve como objetivo analisar que lugar a criança está sendo colocada nas novas configurações familiares usando como referência o discurso da própria criança e dos pais, a fim de obter resultados satisfatórios e pertinentes para a clínica infantil, tendo como suporte teórico a fundamentação apoiada em autores que defendem a psicanálise com crianças como Freud, Lacan, Arminda, entre outros. O caso estudado foi atendido na Clínica Escola de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, no percorrer da disciplina de Estágio Curricular V, onde foram realizados atendimentos individuais com a criança, assim como com seus pais, fazendo um total de dez sessões. No que concerne à prática do psicólogo clínico, é de suma importância trazer os pais para o setting terapêutico, uma vez que é necessário fazer um levantamento de informações para um melhor entendimento do caso, que a criança, por si só, ainda não tem discernimento para fazê-lo. Sendo assim, os atendimentos foram dirigidos de forma especial para a criança, mas os pais também eram inseridos conforme fosse solicitado, o que mais tarde apontou como diferencial no andamento do atendimento, sendo possível observar que a criança estava sendo colocada no lugar de reconciliadora da relação dos pais, retirando-a do seu lugar de filho, evidenciando uma mudança de lugar e função nas famílias contemporâneas.