INTRODUÇÃO: POR MAIS QUE O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA VENHA SE INSERINDO EM ESPAÇOS IMPORTANTES NA OPERACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO SUS, AS GRADUAÇÕES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARECEM AINDA NÃO PAUTAR OS CONTEÚDOS DE SAÚDE COLETIVA APROPRIADOS PARA SOLIDIFICAR ESTA INSERÇÃO. OBJETIVO: ESTE ESTUDO TEM A PROPOSTA DE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE COLETIVA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, AS RELAÇÕES COM AS DEMANDAS SOCIAIS E A AMPLIAÇÃO DAS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA SAÚDE. MÉTODO: TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA, CUJA MODALIDADE TEXTUAL É ENSAÍSTICA. RESULTADOS: BUSCOU-SE RELATAR OS CAMINHOS HISTÓRICOS E O CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA PROFISSÃO DA SAÚDE. ASSIM, PROBLEMATIZOU-SE SOBRE OS DESLOCAMENTOS QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA PRECISA REALIZAR EM DIREÇÃO AO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA E DO SUS, CRITICANDO-SE O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O DIREITO À SAÚDE. POR FIM, APRESENTOU-SE BREVES CONSIDERAÇÕES FINAIS NO INTUITO DE APONTAR ALGUNS DIRECIONAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO NESTA ÁREA. CONCLUSÃO: FOI POSSÍVEL DESTACAR O PAPEL DA UNIVERSIDADE NESSA RELAÇÃO POR MEIO DE UM CURRÍCULO QUE VALORIZE OS CONTEÚDOS DE SAÚDE COLETIVA E O SUS E ASSIM COMO OS DESDOBRAMENTOS QUE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PRECISA FAZER PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO.