AÇÕES DE APOIO MATRICIAL TENDEM A SE REDUZIR A DISCUSSÕES DE CASO, ONDE POR VEZES, O QUE EXISTE É UMA MERA DIVISÃO DE RESPONSABILIDADES DE AÇÕES DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR (PTS). ESTA FORMA DE EXECUTAR O APOIO MATRICIAL NÃO GERA PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA O AUMENTO DO ESCOPO DE AÇÕES DA APS. PERCEBE-SE TAMBÉM, NO QUE DIZ RESPEITO AO CUIDADO DE PESSOAS QUE FAZEM CONSUMO PROBLEMÁTICO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, BARREIRAS DE ACESSO NOS SERVIÇOS DE APS QUE SÃO CONSTRUÍDAS POR ESTIGMAS E MITOS SOBRE A SAÚDE MENTAL E O CONSUMO DE SPAS. SENDO ASSIM, ESSE TRABALHO RELATA AS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE POR MEIO DE METODOLOGIA ATIVA UTILIZADA EM MATRICIAMENTO REALIZADO POR UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPS AD) EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS). ENTENDE-SE QUE OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SÃO A BASE PARA O CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA, VISTO SUA PROXIMIDADE COM OS USUÁRIOS E O TERRITÓRIO. SENDO ASSIM, OPTOU-SE POR INVESTIR NESTES PROFISSIONAIS E POR APROFUNDAR EM TEMAS POR MEIO DE QUIZ QUE PROMOVESSE DIÁLOGO FÁCIL E ACESSÍVEL. ESTA FORMA INTERATIVA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PROPICIOU A ABORDAGEM DE TEMAS COMO SUICÍDIO, SAÚDE MENTAL, VIOLÊNCIA E USO E ABUSO DE SPAS. OS TEMAS FORAM ABORDADOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES TRAZIDAS PELA EQUIPE DA APS. ESTA ESCOLHA DE ABORDAGEM POTENCIALIZOU A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO ENTRE PROFISSIONAL DO CAPS AD E PROFISSIONAIS DA APS, GERANDO ASSIM MUDANÇAS CONTRIBUIÇÕES POSITIVAS PARA A PRÁTICA ASSISTENCIAL COTIDIANA.