INTRODUÇÃO: É INEGÁVEL A IMPORTÂNCIA DE QUE OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEJAM INTRÍNSECOS AOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM GERAL INCLUSIVE NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS) É UMA ESTRATÉGIA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DESTINADA DENTRE OUTROS ATORES, AOS TRABALHADORES DO SUS. VISA PROMOVER MUDANÇAS NO COTIDIANO TENDO COMO BASE PROBLEMAS E NECESSIDADES ENCONTRADOS NA REALIDADE DIÁRIA DO TRABALHO EM SAÚDE, SEJA EM QUESTÕES RELACIONADAS À ATENÇÃO À SAÚDE EM SI, SEJA NA GESTÃO DO SISTEMA.
OBJETIVO: A “CRIAÇÃO” DA SEÇÃO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SEFORM-SMS) PARA REORGANIZAR, QUALIFICAR E AMPLIAR A EPS.
MÉTODO: REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA E DISCUSSÃO COM GESTORES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO. FOI OFICIALIZADO A SEÇÃO ATRAVÉS DE ATO DO EXECUTIVO.
RESULTADOS: TAL AÇÃO OCORREU EM MARÇO DE 2017. EM FEVEREIRO DE 2020 A SEÇÃO INICIOU SUAS ATIVIDADES E EM MAIO DE 2020 HOUVE A VINCULAÇÃO DE CHEFIA. COM A CRIAÇÃO DA SEFORM-SMS OBSERVOU-SE MAIOR ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS FORMATIVOS, MAIOR PLANEJAMENTO DAS AÇÕES COM CALENDÁRIO DE CAPACITAÇÕES FIXOS, REGISTRO E CONTROLE DO NÚMERO DE ATIVIDADES DE EPS EM TODOS OS SERVIÇOS DO MUNICÍPIO, O FORTALECIMENTO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE JÁ EXISTENTES E O ESTÍMULO DA CRIAÇÃO DE NOVOS NÚCLEOS, QUALIFICAÇÃO DOS CAMPOS DE ESTÁGIO E INCENTIVO À PESQUISA O QUE PRECEDE A ETAPA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE.