O FAUSTO (1907-1933), DE FERNANDO PESSOA, PODE SER CONSIDERADO, NO ESCOPO GERAL DA OBRA AT? ENT?O CONHECIDA E PUBLICADA DO POETA PORTUGU?S, COMO UM TEXTO LITER?RIO DESAFIADOR DEVIDO ?S SUAS RELEITURAS DA TRADI??O F?USTICA, AL?M DO SEU CAR?TER FRAGMENT?RIO E INACABADO. DE FORMA A ACENTUAR O SEU CAR?TER FRAGMENT?RIO, A EDI??O ORGANIZADA POR CARLOS PITTELLA (2018) MOSTRA-SE ESSENCIAL PARA A FORMA??O DESSA COMUNICA??O, POR DISPOR O PROJETO F?USTICO PESSOANO COMO UM CONJUNTO DE POEMAS, DE MODO A N?O PRETENDER UMA UNIDADE DRAM?TICA. DENTRE OUTRAS QUEST?ES NO FAUSTO ? CLARA A APARI??O DO MIST?RIO. O MIST?RIO, POR EXCEL?NCIA INSOND?VEL, INEXPLIC?VEL E INCOMPREENS?VEL, ? CENTRAL PARA A OBRA, POR SER UMA REPRESENTA??O DO FRACASSO DA INTELIG?NCIA HUMANA EM DOMINAR AQUILO QUE N?O CONHECEMOS DA VIDA. NO DECORRER DOS POEMAS, FAUSTO, PERSONAGEM E ?GIDE DA OBRA, VALE-SE DE DIVERSAS IMAGENS PARA ARREFECER ESSE IDEAL QUE O ASSOMBRA. DENTRE AS FIGURAS CRIADAS POR FAUSTO, AS IMAGENS DO MAR S?O AS QUE MAIS PROXIMAMENTE DIALOGAM COM O IDEAL DE MIST?RIO, N?O SE TORNANDO S?MBOLOS DESTE, MAS SENDO PASS?VEIS DE UMA LEITURA ENQUANTO ALEGORIA. PARA QUE TENHAMOS CHEGADO A ESSAS QUEST?ES, COMO APARATO TE?RICO-METODOL?GICO, UTILIZAMO-NOS DA TESE DE TATIANA MASSUNO (2010), LEITURA E ALEGORIA EM FAUSTO DE FERNANDO PESSOA, QUE SERVIU DE PONTA DE LAN?A E HABILITADORA NA LEITURA DA ALEGORIA NO FAUSTO PESSOANO; ASSIM COMO O LEVANTAMENTO DO ASPECTO FRAGMENT?RIO DA ALEGORIA EM WALTER BENJAMIN (2016), NA ORIGEM DO DRAMA TR?GICO ALEM?O. NESSA COMUNICA??O, AS PONDERA??ES DE MANUEL GUSM?O (1986), N?O POEMA IMPOSS?VEL: O FAUSTO DE PESSOA, TAMB?M SE MOSTRARAM ESCLARECEDORAS QUANTO ? COMPREENS?O DO CONCEITO DE MIST?RIO NA OBRA. COM ISSO, BUSCAMOS MOSTRAR A POSSIBILIDADE DA LEITURA ALEG?RICA DO MAR EM FAUSTO DE FORMA A SUSTENTAR A INTANGIBILIDADE ETERNA E MUT?VEL DO MIST?RIO NA OBRA.