A PORTUGUESA MAFALDA IVO CRUZ É UMA AUTORA ACLAMADA PELA CRÍTICA, TENDO INCLUSIVE VENCIDO ALGUNS PRÊMIOS LITERÁRIOS, COMO O IMPORTANTE GRANDE PRÉMIO DE ROMANCE E NOVELA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESCRITORES (APE). ESSE RECONHECIMENTO DÁ-SE ESSENCIALMENTE POR SUA PRODUÇÃO ROMANCESCA, QUE SE INICIOU COM UM RÉQUIEM PORTUGUÊS, AINDA NA DÉCADA DE 1990, E SE MANTEVE AO LONGO DESTE INÍCIO DO SÉCULO XXI – PEQUENA EUROPA, SUA MAIS RECENTE PUBLICAÇÃO, DATA DE 2017. ENTRETANTO, A AUTORA TEM TAMBÉM ALGUNS CONTOS PUBLICADOS, TODOS ELES INTEGRANDO COLETÂNEAS JUNTO A OUTROS RENOMADOS ESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. CONSIDERANDO-SE A POUCA ABORDAGEM DESSES SEUS TEXTOS, ESTE TRABALHO TRAZ UMA BREVE APRESENTAÇÃO DE ALGUNS DELES – A SABER: “UMA CARTA A FÁTIMA”, “A ORIGEM DO MUNDO”, “A VIDA É SONHO”, “O GATO” E “A COLINA” –, PROCURANDO PENSÁ-LOS A PARTIR DE ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS ESTÉTICAS DE SUA ESCRITA E ANALISÁ-LOS ESPECIFICAMENTE DENTRO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO DA AUTORA, O DA HIPERCONTEMPORANEIDADE, DENOMINAÇÃO QUE SERVE À PRODUÇÃO LITERÁRIA A PARTIR DOS ANOS 2000, A QUAL APRESENTA ALGUNS TRAÇOS PARTICULARES EM RELAÇÃO ÀS PUBLICAÇÕES ANTERIORES, REFLETINDO A CONTEMPORANEIDADE E AS MUDANÇAS QUE NELAS OCORREM, ASSIM COMO ESTAS IMPACTAM O SUJEITO. PARA ISSO, SERÃO UTILIZADOS, ALÉM DOS CONTOS DE CRUZ, TEXTOS CRÍTICOS SOBRE A ESCRITA DA AUTORA E BIBLIOGRAFIA TEÓRICA SOBRE A QUESTÃO DO HIPERCONTEMPORÂNEO. O QUE SE PERCEBE É QUE DIVERSOS TRAÇOS APONTADOS COMO DISTINTIVOS DESSA PRODUÇÃO E QUE PODEM SER NOTADOS NOS ROMANCES DE CRUZ ESTÃO TAMBÉM PRESENTES, MESMO QUE COM DESENVOLVIMENTO REDUZIDOS, NOS SEUS CONTOS.