DENTRO DA TEMÁTICA DAS CENAS URBANAS RETRATADAS NA CRONÍSTICA DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES, DISCUTIREMOS O MODO IRÔNICO E GROTESCO ATRAVÉS DO QUAL SÃO DESCRITAS AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PAUTADAS PELA LIQUIDEZ E FRAGMENTAÇÃO TÍPICAS DA MODERNIDADE DOS SÉCULOS XX E XXI. PARA TAL, ANALISAREMOS AS TRÊS SEGUINTES CRÔNICAS QUE, A NOSSO VER, ABORDAM A TEMÁTICA DA FLUIDEZ AMOROSA: É DA TUA MÃO QUE EU PRECISO AGORA (SEGUNDO LIVRO DE CRÓNICAS, 2002), CRÓNICA DE AMOR E A MAIS ALTA SOLIDÃO (AMBAS DO QUINTO LIVRO DE CRÓNICAS, 2013). INICIAMOS COM O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: EM UM CENÁRIO CHEIO DE INCERTEZAS, DE VALORES MATERIAIS, COMO ACREDITAR QUE O AMOR SEJA SÓLIDO E DURÁVEL? OS AMORES FINITOS, OS SENTIMENTOS FRAGMENTADOS E AS SITUAÇÕES PASSAGEIRAS SÃO ALGUNS EXEMPLOS DAS CENAS URBANAS NARRADAS POR ANTÓNIO LOBO ANTUNES, EM SUAS CRÔNICAS, QUE SELECIONAMOS PARA ESTE EIXO TEMÁTICO DA FLUIDEZ DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AMOROSAS. TAIS ACONTECIMENTOS REPRESENTAM O MOSAICO MODERNO EM QUE A VIDA HUMANA SE CONFIGUROU. AS AÇÕES DO HOMEM EM BUSCA DE AVANÇOS ECONÔMICOS E TECNOLÓGICOS TROUXERAM CONSEQUÊNCIAS NEM SEMPRE POSITIVAS. OS INDIVÍDUOS, NAS GRANDES CIDADES, ESTÃO PREOCUPADOS COM OS SEUS AFAZERES PRÁTICOS, LABORAIS, COMERCIAIS E FINANCEIROS PORQUE JUSTAMENTE NECESSITAM SOBREVIVER NA URBE. O SEU LADO ESPIRITUAL E SENTIMENTAL, OU SEJA, TUDO AQUILO QUE NÃO SE VÊ E NEM SE PODE TOCAR, É DEIXADO PARA ÚLTIMO PLANO. ASSIM, AS RELAÇÕES HUMANAS COMEÇAM A MINAR E A PERDER O SEU SENTIDO. SURGE ENTÃO A SOLIDÃO, MESMO DENTRO DA COLETIVIDADE. ADOTAREMOS COMO SUPORTE TEÓRICO AS IDEIAS DE BAUMAN (2004), BARRADAS (2002), BYLAARDT (2012), MUECKE (1995) E HUGO (2012), DENTRE OUTROS.