ESTA COMUNICAÇÃO PROPÕE COTEJAR DUAS PEÇAS DRAMÁTICAS HOMÔNIMAS: VESTIDO DE NOIVA (1943), ESCRITA POR NELSON RODRIGUES, COM FOCO DE AÇÃO NA HISTÓRIA DE ALAÍDE, QUE REPRESENTA A BURGUESIA CARIOCA: A PROTAGONISTA É VÍTIMA DE UM ATROPELAMENTO FATAL. A PEÇA É DIVIDIDA EM TRÊS PLANOS: 1º. PLANO: ALUCINAÇÃO; 2º. PLANO: MEMÓRIA; 3º. PLANO: REALIDADE. ENQUANTO OS MÉDICOS TENTAM SALVAR A SUA VIDA, ELA ENTRA EM UM TIPO PECULIAR DE VIAGEM INTERIOR A FIM DE ENTENDER AS RELAÇÕES QUE A LEVARAM ÀQUELE DESFECHO. E O VESTIDO DE NOIVA (1952), DE AUTORIA DO PRESENCISTA JOÃO GASPAR SIMÕES, EM QUE É APRESENTADA MARIA, QUE SE RECUSA A VESTIR O SEU VESTIDO DE NOIVA DESTINADO AO MATRIMÓNIO COM LUCIANO, FUTURO DIPLOMATA, COM QUEM NAMORA HÁ TRÊS ANOS. ROMPENDO COM A CLÁSSICA DEFINIÇÃO DE TRAGÉDIA, OS DOIS DRAMATURGOS CRIAM, COM FOCO NA AÇÃO E NO CARÁTER DE PERSONAGENS FEMININAS, SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM CONFLITOS EXISTENCIAIS E UMA PROFUNDA EXPOSIÇÃO DA HIPOCRISIA HUMANA. O NOSSO OBJETIVO É LANÇAR LUZ SOBRE TAIS PERSONAGENS E SUAS ESPECIFICIDADES, CONTRIBUINDO ASSIM PARA AMPLIAR OS ESTUDOS DA PRESENÇA FEMININA NO MODERNO TEATRO DE LÍNGUA PORTUGUESA.