SOUSA, Auricléia Fonseca De. Direitos humanos, empatia e educação para paz nas escolas. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88>. Acesso em: 24/11/2024 23:26
O presente trabalho tem como objetivos principais conhecer os sentimentos empáticos e o nível de comprometimento com os Direitos Humanos de crianças e adolescentes; e, verificar a influência de variáveis sócio-demográficas sobre o desenvolvimento da empatia e dos Direitos Humanos. Participaram da pesquisa 144 estudantes do ensino fundamental. Utilizou-se como instrumentos de pesquisa, a Escala de Comprometimento com os Direitos Humano e a Escala de Sentimentos Empáticos. Os direitos mais valorizados pelos participantes foram “não maltratar os animais” e “respeitar os idosos”, e os menos valorizados foram “não maltratar os presos” e “tratamento igualitário para homossexuais”. O sentimento empático que obteve a maior média foi o sentimento de “injustiça quando se mata um inocente” e o que obteve a menor média foi o sentimento de “injustiça pela situação dos presos”. Não houve diferença entre as médias dos participantes no que se refere à variável idade e sexo, mas houve diferença em relação ao tipo de escola. Os resultados desse trabalho serão utilizados para a elaboração de estratégias de inclusão do tema Direitos Humanos e Empatia no currículo escolar, tendo em vista promover uma cultura de paz.