Este artigo traz reflexões a respeito da possibilidade de apreensão de aspectos estilísticas dos gêneros discursivos a partir da análise de formas de tratar uma mesma informação na comparação de textos diferentes. É fruto de uma pesquisa documental de base qualitativa, em que analisamos atividades de duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa do 4º e 5º anos do ensino fundamental - aprovadas no PNLD/2016 -, visando identificar as propostas de atividades que possibilitam a reflexão acerca das escolhas estilísticas operadas conforme a construção enunciativa. Utilizou-se a análise de conteúdo para análise e interpretação dos dados. A perspectiva sociodiálogica de linguagem do pensamento bakhtiniano é a base teórica do nosso estudo, uma vez que concebe o estilo como o resultado das escolhas oriundas das interações sociais. Foi possível observar que as duas coleções didáticas analisadas apresentam reflexões sobre enunciados distintos que tratam sobre uma informação comum. Observou-se também que, em uma das coleções, tais reflexões partem de um único gênero (HQ) e em uma única seção (Para compreender o texto), concretizando-se a proposição de uma única atividade: o reconto da narrativa da HQ, lançando-se mão apenas da linguagem verbal. Enquanto, na outra coleção, as reflexões são suscitadas a partir de diferentes gêneros (notícia/manchete, propaganda, história de ficção científica) e em diferentes seções (Interpretação do texto, Conexões, Outras linguagens); consequentemente, diferentes proposições de atividade foram observadas: i) diversas formas de construir manchetes para uma mesma notícia; ii) formas distintas de anunciar um mesmo produto; iii) comparação entre um episódio de uma história de ficção e sua versão em forma de HQ. Conclui-se, portanto, que as reflexões empreendidas sobre formas distintas de expressar uma mesma informação estabelecem relações de sentido que possibilitam a percepção de efeitos provenientes de uma ou de outra forma de expressão.