Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90651
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4359
    "inscrito_id" => 7459
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica é vista como um instrumento de incentivo no processo ensino-aprendizagem através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que tenham em vista fortalecer a ligação teórico-prático, tendo por finalidade promover uma cooperação recíproca entre discentes e docentes. As funções de um monitor acadêmico é acompanhar os alunos da disciplina durante as aulas práticas em laboratórios ou aulas de campo e nas aulas teóricas colaborando com a retirada de dúvidas dos alunos diante do conteúdo ministrado pelos professores. O componente curricular Morfologia Vegetal é uma disciplina do quarto período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE-CAV, que por ser uma cadeira introdutória na área da botânica, uma grande quantidade de discentes apresentam dificuldades quanto ao seu aprendizado, gerando algumas vezes recuperações e/ou reprovações. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência e importância da monitoria acadêmica na vida do monitor licenciando, que é através desta que o aluno tem seus primeiros contatos com o mundo da docência e é onde acaba surgindo novas perspectivas profissionais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências como discente-monitora voluntária da disciplina “Morfologia Vegetal” sob a orientação da Professora Doutora Tarcila Correia de Lima Nadia. Ofertado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, este componente é oferecido a discentes do 4º período. A experiência ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco, no campus Centro Acadêmico da Vitória durante os semestres 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, tendo uma carga horária de 12 horas semanais para atender e tirar dúvidas dos alunos, usando como ferramenta metodológica revisões sobre as aulas teóricas e práticas ministradas pela docente. Resultados: Observa-se que a prática da monitoria acadêmica estimula a pesquisa científica e que, na maioria das vezes, a ideia de ser monitor traz resultados positivos que são obtidos através do apreço que o discente desenvolve por determinadas disciplinas. Além disso, é um espaço onde o estudante explora suas relações interpessoais, onde o mesmo tem seu primeiro convívio com a docência e um contato maior com a área escolhida, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID7459_TB4359_08092022195301.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA SANTOS"
    "autor_email" => "natalia.santossilva@ufpe."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAV"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90651
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4359
    "inscrito_id" => 7459
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica é vista como um instrumento de incentivo no processo ensino-aprendizagem através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que tenham em vista fortalecer a ligação teórico-prático, tendo por finalidade promover uma cooperação recíproca entre discentes e docentes. As funções de um monitor acadêmico é acompanhar os alunos da disciplina durante as aulas práticas em laboratórios ou aulas de campo e nas aulas teóricas colaborando com a retirada de dúvidas dos alunos diante do conteúdo ministrado pelos professores. O componente curricular Morfologia Vegetal é uma disciplina do quarto período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE-CAV, que por ser uma cadeira introdutória na área da botânica, uma grande quantidade de discentes apresentam dificuldades quanto ao seu aprendizado, gerando algumas vezes recuperações e/ou reprovações. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência e importância da monitoria acadêmica na vida do monitor licenciando, que é através desta que o aluno tem seus primeiros contatos com o mundo da docência e é onde acaba surgindo novas perspectivas profissionais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências como discente-monitora voluntária da disciplina “Morfologia Vegetal” sob a orientação da Professora Doutora Tarcila Correia de Lima Nadia. Ofertado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, este componente é oferecido a discentes do 4º período. A experiência ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco, no campus Centro Acadêmico da Vitória durante os semestres 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, tendo uma carga horária de 12 horas semanais para atender e tirar dúvidas dos alunos, usando como ferramenta metodológica revisões sobre as aulas teóricas e práticas ministradas pela docente. Resultados: Observa-se que a prática da monitoria acadêmica estimula a pesquisa científica e que, na maioria das vezes, a ideia de ser monitor traz resultados positivos que são obtidos através do apreço que o discente desenvolve por determinadas disciplinas. Além disso, é um espaço onde o estudante explora suas relações interpessoais, onde o mesmo tem seu primeiro convívio com a docência e um contato maior com a área escolhida, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID7459_TB4359_08092022195301.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA SANTOS"
    "autor_email" => "natalia.santossilva@ufpe."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAV"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A monitoria acadêmica é vista como um instrumento de incentivo no processo ensino-aprendizagem através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que tenham em vista fortalecer a ligação teórico-prático, tendo por finalidade promover uma cooperação recíproca entre discentes e docentes. As funções de um monitor acadêmico é acompanhar os alunos da disciplina durante as aulas práticas em laboratórios ou aulas de campo e nas aulas teóricas colaborando com a retirada de dúvidas dos alunos diante do conteúdo ministrado pelos professores. O componente curricular Morfologia Vegetal é uma disciplina do quarto período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE-CAV, que por ser uma cadeira introdutória na área da botânica, uma grande quantidade de discentes apresentam dificuldades quanto ao seu aprendizado, gerando algumas vezes recuperações e/ou reprovações. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência e importância da monitoria acadêmica na vida do monitor licenciando, que é através desta que o aluno tem seus primeiros contatos com o mundo da docência e é onde acaba surgindo novas perspectivas profissionais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências como discente-monitora voluntária da disciplina “Morfologia Vegetal” sob a orientação da Professora Doutora Tarcila Correia de Lima Nadia. Ofertado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, este componente é oferecido a discentes do 4º período. A experiência ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco, no campus Centro Acadêmico da Vitória durante os semestres 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, tendo uma carga horária de 12 horas semanais para atender e tirar dúvidas dos alunos, usando como ferramenta metodológica revisões sobre as aulas teóricas e práticas ministradas pela docente. Resultados: Observa-se que a prática da monitoria acadêmica estimula a pesquisa científica e que, na maioria das vezes, a ideia de ser monitor traz resultados positivos que são obtidos através do apreço que o discente desenvolve por determinadas disciplinas. Além disso, é um espaço onde o estudante explora suas relações interpessoais, onde o mesmo tem seu primeiro convívio com a docência e um contato maior com a área escolhida, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.