A presente pesquisa resulta das reflexões sobre o programa de políticas públicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visando o aperfeiçoamento e a valorização profissional na educação básica, tendo como finalidade antecipar o vínculo entre o futuro docente com a sala de aula da rede pública de ensino, alinhando a teoria com a prática, fornecendo a iniciação à docência dos estudantes de Instituição de Ensino Superior (IES). Tendo-se como problemática central do presente artigo: qual a contribuição do programa PIBID/CAPES no processo de formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da ASCES-UNITA integrantes do programa PIBID (2018-2020), objetivando analisar qual a contribuição do programa no processo de formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física integrantes do programa (2018-2020) ao longo do projeto. A pesquisa caracteriza-se por ser uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e com o estudo exploratório, realizado através do instrumento de investigação um questionário com os ex-pibidianos do curso de Licenciatura em Educação Física, onde a partir das respostas utilizou-se a técnica de análise de discurso, organizando e analisando as respostas. Através da análise obteve-se que o PIBID contribui de uma forma significativa na formação dos bolsistas que participaram.