As pesquisas sobre a Educação do Campo, em diversas vertentes, alertam para a indefinição de propostas curriculares e para a incompatibilidade de ações pedagógicas, oriundas de um currículo único, para atendimento às comunidades camponesas em seu território. Partindo deste pressuposto, este estudo visa apresentar algumas experiências educativas, no âmbito dos estudos das disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino e de Prática de Ensino I e II, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- PE. Ambos estudos integram as pesquisas vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Educação- GEPLE (CNPq- UAST-UFRPE) e problematizam propostas teórico-metodológicas na educação básica e a formação docente. Assim, teoricamente respaldamo-nos em Sacristán (2013,) Silva (2007) e Pimenta e Lima (2004), para currículo e formação docente e, para os estudos de escola do/no campo em Caldart e Arroyo (2007). Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação de base qualitativa, com nuances etnográficas (GIL, 2002) e os resultados apontam para maior vinculação entre a comunidade e a escola, via projetos integradores e proximidade entre gestão, professores e os sujeitos atendidos, aliada ao projeto político pedagógico, que contemple as especificidades desse ensino, visando à formação humana, ética, cidadã dos envolvidos.