Artigo CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos

E-books

ISBN: 978-65-86901-81-8

ESCOLAS DO CAMPO, TERRITÓRIO E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2022-07-12 14:41:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91209
    "edicao_id" => 246
    "trabalho_id" => 1010
    "inscrito_id" => 8890
    "titulo" => "ESCOLAS DO CAMPO, TERRITÓRIO E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "As pesquisas sobre a Educação do Campo, em diversas vertentes, alertam para a indefinição de propostas curriculares e para a incompatibilidade de ações pedagógicas, oriundas de um currículo único, para atendimento às comunidades camponesas em seu território. Partindo deste pressuposto, este estudo visa apresentar algumas experiências educativas, no âmbito dos estudos das disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino e de Prática de Ensino I e II, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- PE. Ambos estudos integram as pesquisas vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Educação- GEPLE (CNPq- UAST-UFRPE) e problematizam propostas teórico-metodológicas na educação básica e a formação docente. Assim, teoricamente respaldamo-nos em Sacristán (2013,) Silva (2007) e Pimenta e Lima (2004), para currículo e formação docente e, para os estudos de escola do/no campo em Caldart e Arroyo (2007). Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação de base qualitativa, com nuances etnográficas (GIL, 2002) e os resultados apontam para maior vinculação entre a comunidade e a escola, via projetos integradores e proximidade entre gestão, professores e os sujeitos atendidos, aliada ao projeto político pedagógico, que contemple as especificidades desse ensino, visando à formação humana, ética, cidadã dos envolvidos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID8890_TB1010_20062022135558.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:07:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE CRISTINA BELTRAMINI BERTO"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "jane.beltramini@ufrpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT05"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b8500ca50_30012023093008.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:20"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91209
    "edicao_id" => 246
    "trabalho_id" => 1010
    "inscrito_id" => 8890
    "titulo" => "ESCOLAS DO CAMPO, TERRITÓRIO E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "As pesquisas sobre a Educação do Campo, em diversas vertentes, alertam para a indefinição de propostas curriculares e para a incompatibilidade de ações pedagógicas, oriundas de um currículo único, para atendimento às comunidades camponesas em seu território. Partindo deste pressuposto, este estudo visa apresentar algumas experiências educativas, no âmbito dos estudos das disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino e de Prática de Ensino I e II, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- PE. Ambos estudos integram as pesquisas vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Educação- GEPLE (CNPq- UAST-UFRPE) e problematizam propostas teórico-metodológicas na educação básica e a formação docente. Assim, teoricamente respaldamo-nos em Sacristán (2013,) Silva (2007) e Pimenta e Lima (2004), para currículo e formação docente e, para os estudos de escola do/no campo em Caldart e Arroyo (2007). Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação de base qualitativa, com nuances etnográficas (GIL, 2002) e os resultados apontam para maior vinculação entre a comunidade e a escola, via projetos integradores e proximidade entre gestão, professores e os sujeitos atendidos, aliada ao projeto político pedagógico, que contemple as especificidades desse ensino, visando à formação humana, ética, cidadã dos envolvidos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID8890_TB1010_20062022135558.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:07:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE CRISTINA BELTRAMINI BERTO"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "jane.beltramini@ufrpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT05"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b8500ca50_30012023093008.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:20"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 246
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT05"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b8500ca50_30012023093008.jpg"
        "timbrado" => "62cdb240ce1a0_12072022144120.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:41:20"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:25"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 246
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT05"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b8500ca50_30012023093008.jpg"
        "timbrado" => "62cdb240ce1a0_12072022144120.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:41:20"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:25"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 140
                "edicao_id" => 246
                "codigo" => "978-65-86901-81-8"
                "capa" => "63d7b850104a3_30012023093008.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RIBAMAR RIBEIRO JUNIOR
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO JORLAN SOARES DE ABREU (IFMA)<br />\r\n
                  DENIZE TOMAZ DE AQUINO (UPE)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  ISAIAS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZIANE SILVESTRE IZIANE (IFCE)<br />\r\n
                  JANINE OLIVEIRA CARDEAL (UFAL)<br />\r\n
                  KERGINALDO LUIZ DE FREITAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO ROCHA DE SENA (UNIFESSPA)<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAYANE GOMES DA SILVA (SEDUC/PA)<br />\r\n
                  RONNIELLE DE AZEVEDO-LOPES (IFPA)<br />\r\n
                  VANUSA MARIA GOMES NORONHA MEDEIROS (Escola Estadual Padre Alfredo)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b85010de6_30012023093008.pdf"
                "arquivo" => "30012023100055-CONEDU---GT-05.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:41:20"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:25"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 140
                "edicao_id" => 246
                "codigo" => "978-65-86901-81-8"
                "capa" => "63d7b850104a3_30012023093008.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RIBAMAR RIBEIRO JUNIOR
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO JORLAN SOARES DE ABREU (IFMA)<br />\r\n
                  DENIZE TOMAZ DE AQUINO (UPE)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  ISAIAS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZIANE SILVESTRE IZIANE (IFCE)<br />\r\n
                  JANINE OLIVEIRA CARDEAL (UFAL)<br />\r\n
                  KERGINALDO LUIZ DE FREITAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO ROCHA DE SENA (UNIFESSPA)<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAYANE GOMES DA SILVA (SEDUC/PA)<br />\r\n
                  RONNIELLE DE AZEVEDO-LOPES (IFPA)<br />\r\n
                  VANUSA MARIA GOMES NORONHA MEDEIROS (Escola Estadual Padre Alfredo)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b85010de6_30012023093008.pdf"
                "arquivo" => "30012023100055-CONEDU---GT-05.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:41:20"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:25"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

As pesquisas sobre a Educação do Campo, em diversas vertentes, alertam para a indefinição de propostas curriculares e para a incompatibilidade de ações pedagógicas, oriundas de um currículo único, para atendimento às comunidades camponesas em seu território. Partindo deste pressuposto, este estudo visa apresentar algumas experiências educativas, no âmbito dos estudos das disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino e de Prática de Ensino I e II, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- PE. Ambos estudos integram as pesquisas vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Educação- GEPLE (CNPq- UAST-UFRPE) e problematizam propostas teórico-metodológicas na educação básica e a formação docente. Assim, teoricamente respaldamo-nos em Sacristán (2013,) Silva (2007) e Pimenta e Lima (2004), para currículo e formação docente e, para os estudos de escola do/no campo em Caldart e Arroyo (2007). Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação de base qualitativa, com nuances etnográficas (GIL, 2002) e os resultados apontam para maior vinculação entre a comunidade e a escola, via projetos integradores e proximidade entre gestão, professores e os sujeitos atendidos, aliada ao projeto político pedagógico, que contemple as especificidades desse ensino, visando à formação humana, ética, cidadã dos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.