ESCOLAS DO CAMPO, TERRITÓRIO E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO
"2022-07-12 14:41:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91209 "edicao_id" => 246 "trabalho_id" => 1010 "inscrito_id" => 8890 "titulo" => "ESCOLAS DO CAMPO, TERRITÓRIO E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO" "resumo" => "As pesquisas sobre a Educação do Campo, em diversas vertentes, alertam para a indefinição de propostas curriculares e para a incompatibilidade de ações pedagógicas, oriundas de um currículo único, para atendimento às comunidades camponesas em seu território. Partindo deste pressuposto, este estudo visa apresentar algumas experiências educativas, no âmbito dos estudos das disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino e de Prática de Ensino I e II, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- PE. Ambos estudos integram as pesquisas vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Educação- GEPLE (CNPq- UAST-UFRPE) e problematizam propostas teórico-metodológicas na educação básica e a formação docente. Assim, teoricamente respaldamo-nos em Sacristán (2013,) Silva (2007) e Pimenta e Lima (2004), para currículo e formação docente e, para os estudos de escola do/no campo em Caldart e Arroyo (2007). Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação de base qualitativa, com nuances etnográficas (GIL, 2002) e os resultados apontam para maior vinculação entre a comunidade e a escola, via projetos integradores e proximidade entre gestão, professores e os sujeitos atendidos, aliada ao projeto político pedagógico, que contemple as especificidades desse ensino, visando à formação humana, ética, cidadã dos envolvidos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID8890_TB1010_20062022135558.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:07:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE CRISTINA BELTRAMINI BERTO" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "jane.beltramini@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT05" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b8500ca50_30012023093008.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:20" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91209 "edicao_id" => 246 "trabalho_id" => 1010 "inscrito_id" => 8890 "titulo" => "ESCOLAS DO CAMPO, TERRITÓRIO E CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO" "resumo" => "As pesquisas sobre a Educação do Campo, em diversas vertentes, alertam para a indefinição de propostas curriculares e para a incompatibilidade de ações pedagógicas, oriundas de um currículo único, para atendimento às comunidades camponesas em seu território. Partindo deste pressuposto, este estudo visa apresentar algumas experiências educativas, no âmbito dos estudos das disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino e de Prática de Ensino I e II, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- PE. Ambos estudos integram as pesquisas vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Educação- GEPLE (CNPq- UAST-UFRPE) e problematizam propostas teórico-metodológicas na educação básica e a formação docente. Assim, teoricamente respaldamo-nos em Sacristán (2013,) Silva (2007) e Pimenta e Lima (2004), para currículo e formação docente e, para os estudos de escola do/no campo em Caldart e Arroyo (2007). Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa-ação de base qualitativa, com nuances etnográficas (GIL, 2002) e os resultados apontam para maior vinculação entre a comunidade e a escola, via projetos integradores e proximidade entre gestão, professores e os sujeitos atendidos, aliada ao projeto político pedagógico, que contemple as especificidades desse ensino, visando à formação humana, ética, cidadã dos envolvidos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID8890_TB1010_20062022135558.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:07:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE CRISTINA BELTRAMINI BERTO" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "jane.beltramini@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT05" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b8500ca50_30012023093008.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:20" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 246 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos" "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT05" "logo" => null "capa" => "63d7b8500ca50_30012023093008.jpg" "timbrado" => "62cdb240ce1a0_12072022144120.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:20" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:25" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 246 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos" "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT05" "logo" => null "capa" => "63d7b8500ca50_30012023093008.jpg" "timbrado" => "62cdb240ce1a0_12072022144120.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:20" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:25" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 140 "edicao_id" => 246 "codigo" => "978-65-86901-81-8" "capa" => "63d7b850104a3_30012023093008.jpg" "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RIBAMAR RIBEIRO JUNIOR """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO (UFPE)<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n ANTÔNIO JORLAN SOARES DE ABREU (IFMA)<br />\r\n DENIZE TOMAZ DE AQUINO (UPE)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n ISAIAS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n IZIANE SILVESTRE IZIANE (IFCE)<br />\r\n JANINE OLIVEIRA CARDEAL (UFAL)<br />\r\n KERGINALDO LUIZ DE FREITAS (UNIFOR)<br />\r\n LAÉCIO ROCHA DE SENA (UNIFESSPA)<br />\r\n LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAYANE GOMES DA SILVA (SEDUC/PA)<br />\r\n RONNIELLE DE AZEVEDO-LOPES (IFPA)<br />\r\n VANUSA MARIA GOMES NORONHA MEDEIROS (Escola Estadual Padre Alfredo) """ "ficha_catalografica" => "63d7b85010de6_30012023093008.pdf" "arquivo" => "30012023100055-CONEDU---GT-05.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:20" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:25" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 140 "edicao_id" => 246 "codigo" => "978-65-86901-81-8" "capa" => "63d7b850104a3_30012023093008.jpg" "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RIBAMAR RIBEIRO JUNIOR """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO (UFPE)<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n ANTÔNIO JORLAN SOARES DE ABREU (IFMA)<br />\r\n DENIZE TOMAZ DE AQUINO (UPE)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n ISAIAS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n IZIANE SILVESTRE IZIANE (IFCE)<br />\r\n JANINE OLIVEIRA CARDEAL (UFAL)<br />\r\n KERGINALDO LUIZ DE FREITAS (UNIFOR)<br />\r\n LAÉCIO ROCHA DE SENA (UNIFESSPA)<br />\r\n LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAYANE GOMES DA SILVA (SEDUC/PA)<br />\r\n RONNIELLE DE AZEVEDO-LOPES (IFPA)<br />\r\n VANUSA MARIA GOMES NORONHA MEDEIROS (Escola Estadual Padre Alfredo) """ "ficha_catalografica" => "63d7b85010de6_30012023093008.pdf" "arquivo" => "30012023100055-CONEDU---GT-05.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:20" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:25" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }