A presente pesquisa buscou apresentar as análises sobre as potencialidades e desafios do Ensino de Geografia desenvolvido nas escolas de educação básica do campo a partir de trabalhos encontrados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no período entre 2010 a 2019. Para alcançar o objetivo proposto, analisamos uma Tese e cinco Dissertações que apresentavam relações entre o Ensino de Geografia e a Educação do Campo em escolas do campo. Em termos metodológicos, destacamos as principais temáticas relacionadas às potencialidades e desafios encontrados na Tese e na Dissertações utilizando os procedimentos teórico-metodológicos do método Análise de Conteúdo. De uma maneira geral, nossas análises apresentaram que o Ensino de Geografia desenvolvido nas escolas do campo tem apresentado potencialidades que possibilitam que os processos educativos durante o Ensino de Geografia se vinculem à Educação do Campo e, também, desafios que comprometem o desenvolvimento de uma prática educativa de qualidade ao não vincular os processos de ensino e aprendizagem às especificidades dos povos do campo.