A educação indígena se dá de diferentes formas, os conhecimentos tradicionais que são a base dessa educação são fundamentais, mas são pouco valorizados pela escola e pela academia. Neste sentido a formação intercultural, interdisciplinar no curso de Licenciatura Intercultural na área das Ciências da Natureza busca valorizar esses conhecimentos como forma de fortalecimento da cultura, identidade e valorização da educação indígena. A etnomatemática que surge como forma de valorização desses conhecimentos, traz à matemática praticada nos diferentes contextos das comunidades indígenas, esses saberes hora esquecidos ou pouco valorizados que estão sendo utilizados como importante ferramenta no processo de formação dos próprios indígenas. Por outro lado, a interculturalidade se apresenta como um novo paradigma para a educação, pois se configura como uma prática onde a educação escolar indígena e a formação de profissionais possam atuar nas escolas indígenas, como uma forma de pensar uma relação que dialogue com os diferentes saberes e diferentes culturas. Para coleta de dados, este trabalho utilizou-se das pesquisas bibliográficas nos trabalhos acadêmicos, Trabalhos de conclusão de Curso (TCCs) e materiais bibliográficos produzidos no curso de Licenciatura Intercultural. Como principais resultados foram produzidos cinco TCCs que tratam da temática intercultural, interdisciplinar que trazem como pano de fundo a falta de formação de professores nessa área especifica que é a matemática, a falta de material didático próprio para formação indígena, mas também mostra como os professores podem seguir ministrando uma aula mais prazerosa e como os alunos passam a gostar do ensino da matemática nas escolas indígenas, isto é, diferentes formas de fazer matemática nas comunidades indígenas do estado de Roraima.