Artigo CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos

E-books

ISBN: 978-65-86901-81-8

ETOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL EM RORAIMA

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          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO JORLAN SOARES DE ABREU (IFMA)<br />\r\n
                  DENIZE TOMAZ DE AQUINO (UPE)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  ISAIAS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZIANE SILVESTRE IZIANE (IFCE)<br />\r\n
                  JANINE OLIVEIRA CARDEAL (UFAL)<br />\r\n
                  KERGINALDO LUIZ DE FREITAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO ROCHA DE SENA (UNIFESSPA)<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAYANE GOMES DA SILVA (SEDUC/PA)<br />\r\n
                  RONNIELLE DE AZEVEDO-LOPES (IFPA)<br />\r\n
                  VANUSA MARIA GOMES NORONHA MEDEIROS (Escola Estadual Padre Alfredo)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RIBAMAR RIBEIRO JUNIOR
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                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO JORLAN SOARES DE ABREU (IFMA)<br />\r\n
                  DENIZE TOMAZ DE AQUINO (UPE)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  ISAIAS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZIANE SILVESTRE IZIANE (IFCE)<br />\r\n
                  JANINE OLIVEIRA CARDEAL (UFAL)<br />\r\n
                  KERGINALDO LUIZ DE FREITAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO ROCHA DE SENA (UNIFESSPA)<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAYANE GOMES DA SILVA (SEDUC/PA)<br />\r\n
                  RONNIELLE DE AZEVEDO-LOPES (IFPA)<br />\r\n
                  VANUSA MARIA GOMES NORONHA MEDEIROS (Escola Estadual Padre Alfredo)
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A educação indígena se dá de diferentes formas, os conhecimentos tradicionais que são a base dessa educação são fundamentais, mas são pouco valorizados pela escola e pela academia. Neste sentido a formação intercultural, interdisciplinar no curso de Licenciatura Intercultural na área das Ciências da Natureza busca valorizar esses conhecimentos como forma de fortalecimento da cultura, identidade e valorização da educação indígena. A etnomatemática que surge como forma de valorização desses conhecimentos, traz à matemática praticada nos diferentes contextos das comunidades indígenas, esses saberes hora esquecidos ou pouco valorizados que estão sendo utilizados como importante ferramenta no processo de formação dos próprios indígenas. Por outro lado, a interculturalidade se apresenta como um novo paradigma para a educação, pois se configura como uma prática onde a educação escolar indígena e a formação de profissionais possam atuar nas escolas indígenas, como uma forma de pensar uma relação que dialogue com os diferentes saberes e diferentes culturas. Para coleta de dados, este trabalho utilizou-se das pesquisas bibliográficas nos trabalhos acadêmicos, Trabalhos de conclusão de Curso (TCCs) e materiais bibliográficos produzidos no curso de Licenciatura Intercultural. Como principais resultados foram produzidos cinco TCCs que tratam da temática intercultural, interdisciplinar que trazem como pano de fundo a falta de formação de professores nessa área especifica que é a matemática, a falta de material didático próprio para formação indígena, mas também mostra como os professores podem seguir ministrando uma aula mais prazerosa e como os alunos passam a gostar do ensino da matemática nas escolas indígenas, isto é, diferentes formas de fazer matemática nas comunidades indígenas do estado de Roraima.

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