A pesquisa em destaque foi desenvolvida na Fundação Aroeira e na Penitenciária feminina, ambas localizadas na cidade de Teresina-PI. A mesma partiu da seguinte questão problema: como a Fundação Aroeira e a Penitenciária Feminina tem contribuído para a ampliação da Pedagogia Social na cidade de Teresina? A partir desse questionamento delineamos como objetivo geral, investigar como Fundação Aroeira e a Penitenciária Feminina tem contribuído para a ampliação da Pedagogia Social na cidade de Teresina. E como específicos, analisar a construção e consolidação do pedagogo social em espaços não escolares; identificar as necessidades formativas dos profissionais que atuam na Fundação Aroeira e na Penitenciária Feminina. O estudo justifica-se pela necessidade de compreender como o Pedagogo social atua na área não escolar. Para tanto esta pesquisa fundamenta-se em autores tais como: Libâneo (2009), Gohn (2006), Machado (2009), Pinel; Colodete e Paiva (2012), Caliman (2010) entre outros. A abordagem investigativa do estudo é de natureza qualitativa, pois descreve o fenômeno investigado em sua essência, analisando os interesses amplos, obtivemos dados descritivos e não quantitativos. Para tanto fizemos uso da entrevista semiestruturada para a obtenção e análise de dados. Constatamos que na Fundação Aroeira, o papel da pedagoga acontece de maneira efetiva, a mesma trabalha na elaboração de projetos, com formações e na execução dos trabalhos desenvolvidos pela fundação, logo na penitenciária feminina ocorre diferente, pois não há um pedagogo social e as atividades pedagógicas são executadas por profissionais de outras áreas.