Este artigo analisa resultados preliminares de pesquisa bibliográfica relacionada ao tema da socialização profissional de diretores de escola e faz parte de nossa pesquisa de doutorado em andamento. Por socialização profissional entendemos o processo de incorporação de uma cultura profissional e de reconfiguração identitária que acontece mediado por práticas sociais que interagem com a trajetória ocupacional dos sujeitos no interior de campos profissionais. Assim, ao realizar uma pesquisa bibliográfica sobre este tema em teses e dissertações da área, nos ocupamos em compreender quais são os aspectos da cultura e da identidade profissional que se tem estudado em relação ao diretor de escola, nos diversos sistemas de ensino e contextos institucionais em que estes profissionais atuam. Como resultados, identificamos um conjunto de temas abordados e que dizem respeito à cultura profissional e a identidade profissional dos diretores de escola, os quais tabulamos em três grandes categorias, conforme o referencial teórico da investigação: a) pesquisas que abordam dinâmicas de poder do campo profissional: i) pesquisas que dialogam com a cultura profissional dos diretores de escola; c) investigações em torno de dimensões identitárias e de trajetória profissional. Ainda em andamento, a pesquisa permite compreender as forças em disputa do campo da gestão escola, redefinindo a cultura profissional dos diretores de escola e impactando na construção de sua identidade profissional.