A PSICOPEDAGOGIA E A CRIANÇA NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96158 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1978 "inscrito_id" => 9859 "titulo" => "A PSICOPEDAGOGIA E A CRIANÇA NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Na escolha de um método de alfabetização, entende-se a necessidade de pensar em técnicas, recursos e fontes literárias que deem conta de explicar como as crianças, na faixa etária de sete à oito anos, do ensino fundamental, podem atingir a alfabetização. No entanto, é preciso levar em consideração os obstáculos de ordem afetiva e emocional que podem interromper ou mesmo impedir esse processo. O presente artigo tem como objetivo analisar como a psicopedagogia pode ajudar as crianças que enfrentam os caminhos do processo de alfabetização. Através de um estudo bibliográfico, foram analisadas teorias que versam sobre a psicopedagogia, a criança e a alfabetização. A luz de autores como Soares (2017), Winnicott (2019) e Fernandèz (1991), que se debruçaram sobre temáticas que, em conjunto, serviram de base teórica para compreender como as crianças são afetadas pela ideia de aprender letras, sílabas e palavras. Portanto, entende-se que, a psicopedagogia, no âmbito clínico ou institucional, é capaz de promover um espaço de diálogo entre professores, famílias e crianças, sobre as dificuldades enfrentadas. De forma objetiva, sistemática e intencional, o profissional da área da psicopedagogia pode fazer com que, cada indivíduo, busque entender e superar ideias negativas sobre a própria capacidade de aprender. O processo de aquisição da leitura exige mais do que a memorização do alfabeto, requer amadurecimento cognitivo, desenvolvimento das funções executivas e vínculo positivo com a aprendizagem, isso vai exigir do psicopedagogo estar em constante estudo e pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9859_TB1978_20112023202834.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE QUIRINO RAMALHO" "autor_nome_curto" => "Lidiane Quirino" "autor_email" => "lqrda@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DAS AMÉRICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96158 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1978 "inscrito_id" => 9859 "titulo" => "A PSICOPEDAGOGIA E A CRIANÇA NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Na escolha de um método de alfabetização, entende-se a necessidade de pensar em técnicas, recursos e fontes literárias que deem conta de explicar como as crianças, na faixa etária de sete à oito anos, do ensino fundamental, podem atingir a alfabetização. No entanto, é preciso levar em consideração os obstáculos de ordem afetiva e emocional que podem interromper ou mesmo impedir esse processo. O presente artigo tem como objetivo analisar como a psicopedagogia pode ajudar as crianças que enfrentam os caminhos do processo de alfabetização. Através de um estudo bibliográfico, foram analisadas teorias que versam sobre a psicopedagogia, a criança e a alfabetização. A luz de autores como Soares (2017), Winnicott (2019) e Fernandèz (1991), que se debruçaram sobre temáticas que, em conjunto, serviram de base teórica para compreender como as crianças são afetadas pela ideia de aprender letras, sílabas e palavras. Portanto, entende-se que, a psicopedagogia, no âmbito clínico ou institucional, é capaz de promover um espaço de diálogo entre professores, famílias e crianças, sobre as dificuldades enfrentadas. De forma objetiva, sistemática e intencional, o profissional da área da psicopedagogia pode fazer com que, cada indivíduo, busque entender e superar ideias negativas sobre a própria capacidade de aprender. O processo de aquisição da leitura exige mais do que a memorização do alfabeto, requer amadurecimento cognitivo, desenvolvimento das funções executivas e vínculo positivo com a aprendizagem, isso vai exigir do psicopedagogo estar em constante estudo e pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9859_TB1978_20112023202834.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE QUIRINO RAMALHO" "autor_nome_curto" => "Lidiane Quirino" "autor_email" => "lqrda@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DAS AMÉRICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }