Os espaços não formais de ensino vêm crescendo no cenário educacional brasileiro e são locais fora do ambiente escolar que possibilitam o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem. Durante a realização do tema Prática Antecipada à Docência em Espaços Não Formais de Ensino de Ciências e Matemática, do Curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi realizada uma visita pedagógica com os discentes, no Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado na região metropolitana de Belém- PA. O objetivo foi apresentar o local como um importante espaço não formal de ensino e como esses professores em formação inicial podem trabalhar e ajudar seus futuros alunos a construírem conhecimentos de forma lúdica, prazerosa e inovadora. A metodologia usada foi um estudo exploratório, culminando em uma proposta didática para os anos iniciais. Inicialmente, em sala de aula, foram feitas leituras de textos, discussões a respeito do tema e apresentação das atividades a serem desenvolvidas antes, durante e após a visita pedagógica,. Na visita pedagógica foi feita uma roda de conversa, onde os guias/mediadores apresentaram o ambiente, suas características e objetivos, informaram a diferença da visita livre e da visita pedagógica e deram a oportunidade para os discentes interagirem e tirarem suas dúvidas. (ROCHA; FACHÍN-TERÁN, 2010).A cada anexo conhecido eram repassadas informações sobre eles e questionado o que os alunos haviam compreendido. Essa experiência vivenciada resultou em um aprendizado significativo e os licenciandos puderam ter uma visão mais ampla dos conteúdos científicos oferecidos pelo museu, além de aprenderem procedimentos metodológicos para planejar e executar uma visita pedagógica.