Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIAGNÓSTICO DO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNÍCIPIO DE CUITÉ, PARAÍBA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99314
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6143
    "inscrito_id" => 20062
    "titulo" => "DIAGNÓSTICO DO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNÍCIPIO DE CUITÉ, PARAÍBA"
    "resumo" => "O final do ano de 2019 ficou marcado pelo início de uma das maiores pandemias da história, iniciada na cidade de Wuhan, na China. Em poucos meses a doença se espalhou pelo mundo, trazendo alterações que refletiram em toda a sociedade. Com o objetivo de frear a disseminação da doença, autoridades de saúde do mundo todo promoveram ações que objetivavam o isolamento social, com isso, deu início a crise sanitária provocada pela da COVID-19. No Brasil, o vírus chegou no final do mês de fevereiro, provocando a paralisação das atividades econômicas não essenciais e sociais. Nesse cenário pandêmico em que todos os níveis de ensino precisaram se reinventar para permanecerem proporcionando aos alunos momentos de aprendizagem houve a necessidade de que os professores se reinventassem e fizessem uso dos recursos tecnológicos disponíveis. O presente trabalho teve como foco principal a investigação sobre as condições, desafios e percursos metodológicos utilizados pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I tendo como referência o ensino de Ciências, sabemos da escassez do que os docentes enfrentam para lecionar o componente. A pesquisa contou com o levantamento de dados quanti-qualitativos, mediante a aplicação de questionários junto à professores da rede pública de ensino, no município de Cuité-PB. Foram entrevistados tanto professores da zona rural como da zona urbana. Os resultados apontam os principais recursos utilizados durante as aulas de Ciências, bem como as percepções dos professores quanto ao ensino e aprendizagem dos alunos em Ciências. Ao concluir o trabalho acreditamos termos levantado pontos importantes para a reflexão da efetividade do ensino de Ciências no período de ensino remoto e de que modo as tecnologias podem auxiliar na formação científica dos alunos, mesmo no ensino presencial pós-pandemia, mostrando assim como os docentes da cidade se esforçaram para levar conhecimentos em tempos tão difíceis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20062_TB6143_19082023190024.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA BATISTA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Isabella Batist"
    "autor_email" => "isabellabatista91@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99314
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6143
    "inscrito_id" => 20062
    "titulo" => "DIAGNÓSTICO DO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNÍCIPIO DE CUITÉ, PARAÍBA"
    "resumo" => "O final do ano de 2019 ficou marcado pelo início de uma das maiores pandemias da história, iniciada na cidade de Wuhan, na China. Em poucos meses a doença se espalhou pelo mundo, trazendo alterações que refletiram em toda a sociedade. Com o objetivo de frear a disseminação da doença, autoridades de saúde do mundo todo promoveram ações que objetivavam o isolamento social, com isso, deu início a crise sanitária provocada pela da COVID-19. No Brasil, o vírus chegou no final do mês de fevereiro, provocando a paralisação das atividades econômicas não essenciais e sociais. Nesse cenário pandêmico em que todos os níveis de ensino precisaram se reinventar para permanecerem proporcionando aos alunos momentos de aprendizagem houve a necessidade de que os professores se reinventassem e fizessem uso dos recursos tecnológicos disponíveis. O presente trabalho teve como foco principal a investigação sobre as condições, desafios e percursos metodológicos utilizados pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I tendo como referência o ensino de Ciências, sabemos da escassez do que os docentes enfrentam para lecionar o componente. A pesquisa contou com o levantamento de dados quanti-qualitativos, mediante a aplicação de questionários junto à professores da rede pública de ensino, no município de Cuité-PB. Foram entrevistados tanto professores da zona rural como da zona urbana. Os resultados apontam os principais recursos utilizados durante as aulas de Ciências, bem como as percepções dos professores quanto ao ensino e aprendizagem dos alunos em Ciências. Ao concluir o trabalho acreditamos termos levantado pontos importantes para a reflexão da efetividade do ensino de Ciências no período de ensino remoto e de que modo as tecnologias podem auxiliar na formação científica dos alunos, mesmo no ensino presencial pós-pandemia, mostrando assim como os docentes da cidade se esforçaram para levar conhecimentos em tempos tão difíceis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20062_TB6143_19082023190024.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA BATISTA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Isabella Batist"
    "autor_email" => "isabellabatista91@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O final do ano de 2019 ficou marcado pelo início de uma das maiores pandemias da história, iniciada na cidade de Wuhan, na China. Em poucos meses a doença se espalhou pelo mundo, trazendo alterações que refletiram em toda a sociedade. Com o objetivo de frear a disseminação da doença, autoridades de saúde do mundo todo promoveram ações que objetivavam o isolamento social, com isso, deu início a crise sanitária provocada pela da COVID-19. No Brasil, o vírus chegou no final do mês de fevereiro, provocando a paralisação das atividades econômicas não essenciais e sociais. Nesse cenário pandêmico em que todos os níveis de ensino precisaram se reinventar para permanecerem proporcionando aos alunos momentos de aprendizagem houve a necessidade de que os professores se reinventassem e fizessem uso dos recursos tecnológicos disponíveis. O presente trabalho teve como foco principal a investigação sobre as condições, desafios e percursos metodológicos utilizados pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I tendo como referência o ensino de Ciências, sabemos da escassez do que os docentes enfrentam para lecionar o componente. A pesquisa contou com o levantamento de dados quanti-qualitativos, mediante a aplicação de questionários junto à professores da rede pública de ensino, no município de Cuité-PB. Foram entrevistados tanto professores da zona rural como da zona urbana. Os resultados apontam os principais recursos utilizados durante as aulas de Ciências, bem como as percepções dos professores quanto ao ensino e aprendizagem dos alunos em Ciências. Ao concluir o trabalho acreditamos termos levantado pontos importantes para a reflexão da efetividade do ensino de Ciências no período de ensino remoto e de que modo as tecnologias podem auxiliar na formação científica dos alunos, mesmo no ensino presencial pós-pandemia, mostrando assim como os docentes da cidade se esforçaram para levar conhecimentos em tempos tão difíceis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.