A prática de ensino fundamentada na perspectiva crítico-reflexiva é objeto de investigação por estudantes da disciplina de Didática, ofertada durante o semestre de 2023.2, nos cursos de licenciatura em Física, Ciências Biológicas e Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras da Universidade Estadual do Ceará, campus Multi-Institucional Humberto Teixeira. A partir disso, esta pesquisa buscou discutir a percepção dos discentes sobre a prática de ensino na disciplina de Didática. Para tanto, os estudantes do curso de Física e Ciências Biológicas tiveram a experiência da mediação de uma aula em duas escolas da rede pública, situadas no município de Iguatu-CE, com alunos do Ensino Fundamental II, enquanto os alunos de Pedagogia realizaram a prática de ensino em sala de aula do curso. Utilizou-se a plataforma Google Forms para o direcionamento de quatro assertivas, buscando tecer uma discussão voltada à prática de ensino, proposta e realizada durante a disciplina de Didática, contemplando: planejamento, dificuldades teórico-práticas e sentimento em relação à profissão docente. A análise dessas categorias realizou-se à luz de Farias et al. (2014), ao favorecer a compreensão requerida sobre o processo de formação de professores. Os resultados obtidos mostram que foi uma vivência desafiadora, geradora de medo e insegurança nos licenciandos, mas também de muito aprendizado, acentuando o desejo de ensinar. Conclui-se que essa atividade é essencial, tanto para aproximar o aluno do seu futuro campo de trabalho como para desenvolver e ampliar o gosto pela docência. Assim, não deve ficar restrita ao tempo e espaço do estágio supervisionado.