As discussões acerca das necessidades formativas docentes para o constante aperfeiçoamento de suas práticas educativas, nos mais diversos contextos e áreas de conhecimento, nos impõem pensar em processos que permitam ao professor olhar para o seu fazer, a sua realidade de atuação e as questões para além dos muros da sala de aula. Nesse contexto, a atuação colaborativa se apresenta como uma prática de interessantes possibilidades formativas que podem contribuir para que o professor não se veja isolado em sua trajetória profissional. De maneira a fomentar tal discussão, esse painel traz a colaboração como ponto central de análise, permeando diferentes experiências formativas desenvolvidas por três pesquisas. O primeiro trabalho traz os resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou como o uso reflexivo de recursos da Web 2.0 pode ser estimulado em docentes a partir de uma formação colaborativa. No segundo trabalho, temos os resultados de uma investigação de mestrado que traz um olhar para a colaboração como elemento norteador de uma formação para professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) entenderem as especificidades desta modalidade de ensino. O terceiro trabalho aponta resultados de outra pesquisa de mestrado, que traz um olhar para a colaboração como aspecto definidor para uma formação acerca do planejamento de ensino, também no contexto da EPT. A partir dos relatos apresentados, podemos perceber que a colaboração é ponto comum como elemento diferenciador dos processos formativos desenvolvidos, estabelecendo pressupostos e abrindo possibilidades de práticas a partir do olhar coletivo para as questões de sala de aula.