O Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) está sempre sendo influenciado por diversos fatores e atravessado por elementos e variáveis. Sendo assim, ao contemplar as nossas especificidades brasileiras por meio do Modelo Brasileiro de Carreira Docente (MBCD) garantimos o respeito a diversas questões que atravessam a nossa trajetória profissional e influenciam de maneira direta o nosso DPD. Diante da relevância e urgência, este painel integra três artigos separados, mas que dialogam entre si. O primeiro objetiva conhecer as características do período de Examinação que compõe o MBCD e sua materialização e desdobramentos no ensino. O segundo busca analisar o percurso profissional de professores da educação básica que estão na fase da serenidade com base no MBCD. O terceiro objetivou identificar os desafios de professores em período de finalização da carreira. Quanto a metodologia adotada, a primeira pesquisa se configura como qualitativa, desenvolvida a partir de inspirações etnográficas, com a utilização de dois instrumentos de produção dos dados: questionário e observação da prática pedagógica. As duas investigações posteriores são qualitativas, do tipo descritiva-exploratória, têm o questionário como principal instrumento de dados. Os resultados das pesquisas mostram a necessidade da criação de uma política que contemple os diversos contextos que atravessam/impactam a carreira, ou seja, que “olhe” para o/a docente de todos os períodos da carreira como sujeito singular que precisa ser assistido/a ao longo de todo o seu desenvolvimento profissional. Para isso, precisamos de mais estudos que analisem a carreira em todos os seus períodos.