Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

EDUCAÇÃO ESTÉTICA, PSICANÁLISE E ANGÚSTIA: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO DOCENTE

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresentará reflexões insurgentes ao longo da disciplina “Educação Estética”, na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A partir das trocas de saberes em sala de aula, considerando que o homem deve ser o sujeito de sua própria educação, foram promovidas discussões sobre processos civilizatórios, práticas pedagógicas, bem como acerca das constituições do sujeito enquanto parte da sociedade na qual está inserida. Entendendo a estética enquanto campo de conhecimento da filosofia, as reflexões foram conduzidas não somente pelo estudo das formas, obras, técnicas ou modos de expressão, mas questionando a subjetividade da vida e como esta se relaciona com as obras, formas, culturas, técnicas, símbolos, linguagens e tudo que puder ser denominado como “o outro”. Utilizando referenciais teóricos elaborados por Freud, Lacan, Freire e Taylor, entre outros pesquisadores relevantes para a disciplina, associados a exibição de documentários como “Arquitetura da Destruição” e “Funk Rio”, as discussões promovidas possibilitaram às estudantes matriculadas suas auto conduções até o resultado da primeira avaliação: subjetividade de suas existências relacionadas às práticas pedagógicas, percebendo a angústia como fio condutor de um processo de formação pedagógica, tanto para suas vidas profissionais quanto para a formação de seus futuros alunos. Como resultado, o questionamento hierarquicamente acima da exatidão das respostas; a Educação Estética como base de percepções, de afecções e de análise do sentir e do pensar a vida do sujeito contemporâneo.

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