ALGUNS LIMITES E CONTRADIÇÕES DA BNCC PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS FUNCIONAIS DO PSIQUISMO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120323 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 326 "titulo" => "ALGUNS LIMITES E CONTRADIÇÕES DA BNCC PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS FUNCIONAIS DO PSIQUISMO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "São pontos centrais das discussões da Psicologia Histórico-Cultural a aprendizagem e o desenvolvimento, sendo estes são processos distintos, para Vigotski (2012), a aprendizagem se caracteriza pela apropriação do que foi construído pelos homens. Já o desenvolvimento manifesta-se por meio da produção de algo novo no sujeito, que gera mudança em seu psiquismo, ou seja, que modifica o seu modo de pensar, de memorizar, de sentir, por exemplo. Essa mudança vai então acontecer por meio do ensino. Por isso, assumimos que a Pedagogia Histórico-Crítica, com sua unidade teórico, pode compor uma unidade didático-pedagógica frutífera com a Psicologia Histórico-Cultural e, desta forma, afirmar então a relação entre o desenvolvimento e o “trabalho educativo como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens” (Saviani, 2011, p. 13). Portanto, não é qualquer ensino que será capaz de promover a formação de humanidade nos sujeitos, mas um ensino pautado no conhecimento científico. Assim, consideramos importante analisar as políticas curriculares que orientam o conteúdo escolar na atualidade, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e suas limitações e contradições com relação ao desenvolvimento dos processos funcionais do psiquismo dos estudantes da educação básica. Deste modo, buscamos problematizar neste artigo de que forma a BNCC pode contribuir para rebaixar o desenvolvimento dos processos funcionais do psiquismo de estudantes da Educação Básica. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar limites e contradições da BNCC em sua possibilidade de desenvolvimento dos processos funcionais de estudantes. Observou-se que o esvaziamento curricular desta proposta retoma a contradição presente no capitalismo, que minimiza o desenvolvimento omnilateral da classe trabalhadora através da valorização das competências e a formação da mão de obra. Portanto, este documento pouco tem a contribuir com o desenvolvimento dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID326_TB32_11022025145944.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA WELTER ADAMS" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "adamswfernanda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120323 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 326 "titulo" => "ALGUNS LIMITES E CONTRADIÇÕES DA BNCC PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS FUNCIONAIS DO PSIQUISMO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "São pontos centrais das discussões da Psicologia Histórico-Cultural a aprendizagem e o desenvolvimento, sendo estes são processos distintos, para Vigotski (2012), a aprendizagem se caracteriza pela apropriação do que foi construído pelos homens. Já o desenvolvimento manifesta-se por meio da produção de algo novo no sujeito, que gera mudança em seu psiquismo, ou seja, que modifica o seu modo de pensar, de memorizar, de sentir, por exemplo. Essa mudança vai então acontecer por meio do ensino. Por isso, assumimos que a Pedagogia Histórico-Crítica, com sua unidade teórico, pode compor uma unidade didático-pedagógica frutífera com a Psicologia Histórico-Cultural e, desta forma, afirmar então a relação entre o desenvolvimento e o “trabalho educativo como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens” (Saviani, 2011, p. 13). Portanto, não é qualquer ensino que será capaz de promover a formação de humanidade nos sujeitos, mas um ensino pautado no conhecimento científico. Assim, consideramos importante analisar as políticas curriculares que orientam o conteúdo escolar na atualidade, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e suas limitações e contradições com relação ao desenvolvimento dos processos funcionais do psiquismo dos estudantes da educação básica. Deste modo, buscamos problematizar neste artigo de que forma a BNCC pode contribuir para rebaixar o desenvolvimento dos processos funcionais do psiquismo de estudantes da Educação Básica. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar limites e contradições da BNCC em sua possibilidade de desenvolvimento dos processos funcionais de estudantes. Observou-se que o esvaziamento curricular desta proposta retoma a contradição presente no capitalismo, que minimiza o desenvolvimento omnilateral da classe trabalhadora através da valorização das competências e a formação da mão de obra. Portanto, este documento pouco tem a contribuir com o desenvolvimento dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID326_TB32_11022025145944.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA WELTER ADAMS" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "adamswfernanda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }