O presente estudo se ateve ao levantamento bibliográfico sobre a formação de egressos do curso técnico em enfermagem dentro da Educação Profissional Tecnológica - EPT, seja na modalidade de ensino médio integrado ou concomitante/subsequente, visto que, são formações que tem o trabalho como princípio educativo, buscando alcançar uma formação omnilateral, não dual, visando a integração humana e profissional, formando o indivíduo para o mundo do trabalho. O objetivo foi verificar sobre a formação de egressos de cursos técnicos em enfermagem dentro da EPT e seus desafios junto ao mundo do trabalho. Foi realizado revisão integrativa de produções científicas já existentes, selecionando livros, artigos, legislações, dissertações, e teses, sendo na sua maioria material eletrônico. Nos resultados e discussões, foram apresentados dois subtítulos discorrendo sobre o levantamento bibliográfico realizado, onde no primeiro abordou-se os aspectos históricos que envolve a área de saúde e a formação profissional do técnico em enfermagem na EPT. Já o outro versou sobre os egressos do curso técnico em enfermagem e os desafios do mundo do trabalho. Nas considerações finais, fica evidenciado as características da formação do egresso do curso técnico em enfermagem na EPT, mostrando sua preocupação no que tange o desenvolvimento crítico, autônomo, do sujeito, sendo conduzido para além da repetição de técnicas e treinamentos, resultando em um profissional ético, questionador, reflexivo, com habilidades de tomada de decisão e resolução frente a problemas, sendo um agente transformador da sua realidade, se mostrando preparado pra enfrentar os desafios da profissão e do mundo do trabalho.