O uso das ferramentas digitais para educação é uma realidade cada vez mais presente. A utilização dessas ferramentas, no entanto, não está isenta de dificuldades e desafios que podem inviabilizar a efetividade dos recursos das tecnologias digitais. Através do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado da Bahia – Campus XV, foi possível construir e realizar o projeto de ensino “As ferramentas digitais como potencializadores da leitura e escrita sob uma perspectiva do atendimento à diversidade” na escola-campo Dr. Elísio Pimentel Marques e vivenciar ativamente os desafios para o uso das tecnologias digitais na Educação Básica. O presente relato aponta e discute os desafios para execução desse projeto frente à utilização das ferramentas digitais Para fundamentar essa análise, contamos com MASETTO (2006), KENSKI (2008) E QUADROS-FLORES e RAPOSO-VIVAS (2017). Ao final, constataremos que, para além dos desafios representados pelos recursos – ou a ausência deles – a identidade docente é um forte fator que pode impedir ou facilitar o uso das ferramentas digitais na educação.