O presente trabalho, visa tratar de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência(PIBID), em uma de suas intervenções com alunos da turma de terceiro ano na escola de atuação do programa. A atividade denominada “Arraiá do PIBID” teve como objetivo principal trabalhar a alfabetização dos alunos, utilizando meios lúdicos e que abordassem a época junina. Com base em teóricos da área, como SOARES(2004), KISHIMOTO(1996), dentre outros, os bolsistas trouxeram atividades como quadrilha improvisada, direcionamento de discussão sobre o surgimento das festividades juninas e pescaria com sílabas “GUA, GUE, GUI, GUO , GÃO”, que foi o “carro chef” da atividade. Tais métodos trouxeram ótimos resultados por parte da crianças, tanto em engajamento como em participação e coletividade, Mostrando o quão importante e significativo é trazer meios de aproximação do alunos para com o ensino e construção de conhecimentos, visando um melhor desenvolvimento dos mesmos.