O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma prática desenvolvida pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma escola de Educação Básica no município de Cerro Largo – RS. Escolhemos o conto “A Carteira”, de Machado de Assis, por se tratar de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica utilizada foi o Letramento Literário, proposta por Rildo Cosson (2011), a qual é dividida em quatro etapas: motivação, apresentação, leitura e interpretação, com escolha da temática ‘’Ética’’ e ‘’honestidade’’. Além disso, nos baseamos nas ideias de Michèle Petit (2019) no que se refere à relação os sentidos da leitura e escrita na sociedade, como também em Yolanda Reyes (2012) no que tange ao ensino de Literatura na Educação Básica. Espera-se ter propiciado um conhecimento do gênero, desenvolvendo habilidades de interpretação e compreensão, assim como refletir sobre as questões de ética e honestidade no momento da produção, tornando-se, assim, um sujeito crítico e autônomo.