O presente trabalho discute a aplicação da leitura crítica de elementos iconográficos como ferramenta didática e acessória do ensino de História nas turmas do 9º ano da Escola Estadual Zuza Januário - Caicó/RN, espaço onde o PIBID desenvolve suas atividades. O desafio está sendo observar os resultados que a estratégia didática demonstrou após o período de aplicação. Metodologicamente, os pibidianos se basearam na proposta pedagógica do Livro Didático utilizado em sala de aula que associa as imagens aos conteúdos ministrados nos encontros quinzenais da escola parceira do PIBID/Ceres/UFRN, em que, através de avaliações formativas e corretivas, foram aplicados exercícios de leitura crítica e identificação semiótica aos alunos. No livro didático “Inspire História” cita-se como exemplo: as imagens das propagandas nacionalistas/pró-guerra do início do século XX e o fotojornalismo Republicano brasileiro. Espera-se com essa abordagem ainda em andamento, estimular a criticidade do aluno em relação às linguagens não-verbais de seu cotidiano, além de uma capacidade problematizante das mídias visuais contemporâneas. Portanto, realizar uma leitura crítica dos produtos iconográficos que caracterizam a sociedade é uma habilidade indispensável para o aluno e cidadão que se pretende consciente de seu papel histórico.