Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO BRINCAR

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103446
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 906
    "inscrito_id" => 2744
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO BRINCAR"
    "resumo" => "O presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa qualitativa, estabelecer relações entre a inclusão e o brincar, através de intervenções em uma turma do Maternal, na cidade de Pelotas, RS. A pesquisa está fundamentada em teóricos como Pagano (2017), Silva (2017), Pompeu (2021), Miranda (2009), Stainback (2006), Ferreira (2022) e Garvey (2015). Utilizamos desses teóricos para refletir sobre as problemáticas aqui expostas. A pesquisa mostra que as crianças acolhem umas às outras quando estão brincando, não diferenciando crianças com deficiência. Por meio de intervenções na escola de Educação Infantil entendemos como essas questões de inclusão e o brincar estão interligadas, e como são essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2744_TB906_16112023204714.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela"
    "autor_email" => "rafinhalemos16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103446
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 906
    "inscrito_id" => 2744
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO BRINCAR"
    "resumo" => "O presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa qualitativa, estabelecer relações entre a inclusão e o brincar, através de intervenções em uma turma do Maternal, na cidade de Pelotas, RS. A pesquisa está fundamentada em teóricos como Pagano (2017), Silva (2017), Pompeu (2021), Miranda (2009), Stainback (2006), Ferreira (2022) e Garvey (2015). Utilizamos desses teóricos para refletir sobre as problemáticas aqui expostas. A pesquisa mostra que as crianças acolhem umas às outras quando estão brincando, não diferenciando crianças com deficiência. Por meio de intervenções na escola de Educação Infantil entendemos como essas questões de inclusão e o brincar estão interligadas, e como são essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2744_TB906_16112023204714.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela"
    "autor_email" => "rafinhalemos16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa qualitativa, estabelecer relações entre a inclusão e o brincar, através de intervenções em uma turma do Maternal, na cidade de Pelotas, RS. A pesquisa está fundamentada em teóricos como Pagano (2017), Silva (2017), Pompeu (2021), Miranda (2009), Stainback (2006), Ferreira (2022) e Garvey (2015). Utilizamos desses teóricos para refletir sobre as problemáticas aqui expostas. A pesquisa mostra que as crianças acolhem umas às outras quando estão brincando, não diferenciando crianças com deficiência. Por meio de intervenções na escola de Educação Infantil entendemos como essas questões de inclusão e o brincar estão interligadas, e como são essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.