O nosso relato propõe analisar os efeitos e os sentidos da 1ª exibição do “Cine Pibid”, atividade realizada na E.E.M. Adauto Bezerra, localizada em Fortaleza - CE com turmas de 1º ano. Por meio da atividade, foi exibido o filme “Cabeça de Nêgo” , lançado em 2020 e escrito por Déo Cardoso, onde o contexto em que desenrolaram-se as narrativas era das ocupações secundaristas nas escolas em 2016. Ressaltando inúmeras discussões que atravessam o campo escolar, a obra condensa todo o sentimento de revolta que a juventude nutre por uma sociedade que a oprime, especialmente se tratando da juventude negra. Durante a observação participante, ficou perceptível um “fenômeno de identificação” expresso por meio dos estudante quanto às intervenções apresentadas no filme e essas, compreendidas para além de um mero exemplo de ação direta, mas como uma evidência da capacidade de potência que reside na agência de cada estudante. Nesse sentido, buscamos analisar, compreender e evidenciar como ocorre o “fenômeno de identificação” e como este, atuou, durante a exibição do filme ao revelar o caráter ativo dos alunos como autores na construção de suas narrativas.