Este trabalho objetivou investigar como se apresenta o currículo para formação docente no discurso pedagógico presente na Resolução CNE/CP Nº 2/2019 e sua Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores (BNC-FI), por meio de uma análise documental das referidas DCN, utilizando como ferramentas metodológicas aproximações à ATD e às Teorias Sociológicas de Bernstein e Ball e colaboradores. A formação docente está alicerçada na Pedagogia das Competências, organizada num currículo padronizado de viés tecnicista, alinhando todo o processo formativo ao ideário neoliberal. Imprimindo fortíssima classificação e enquadramento no Discurso Pedagógico Oficial. A DCN normatizada promove a falta de valorização docente e a responsabilização pelo desempenho dos estudantes e da sua, bem como com sua formação contínua. A partir da análise evidenciamos que a atual política para formação docente foi imposta para garantir a efetivação da BNCC, subordinando o processo formativo à construção das mesmas competências elencadas para a formação básica, normatizando a performatividade e o cosmopolitismo no currículo para formação docente. Assim, nos somamos aos movimentos para revogação dessa normativa, tendo em vista o reducionismo formativo demonstrado nesta pesquisa.