A instituição escolar desempenha um papel crucial na formação integral dos estudantes, abrangendo o conhecimento acadêmico, e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A avaliação diagnóstica emerge como uma ferramenta essencial nesse processo educacional, permitindo aos professores identificarem as dificuldades enfrentadas pelos alunos em áreas específicas. A atividade foi realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Guanambi-Ba com enfoque nos alunos ingressantes. Utilizando o método quantitativo de pesquisa, os resultados revelaram deficiências em várias áreas, como ondas eletromagnéticas, hereditariedade, puberdade e cinética química. Esses achados refletem os desafios enfrentados no ensino de Ciências da Natureza, especialmente nas escolas públicas. Muitos alunos chegam desestimulados à escola devido às técnicas de ensino empregadas, exacerbando o problema. A falta de formação específica dos professores também é um obstáculo, levando à necessidade de professores de outras áreas assumirem disciplinas. A adoção de atividades diagnósticas surge como uma solução viável, permitindo aos educadores adaptarem suas abordagens de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos. Ao concentrar-se nas lacunas de conhecimento identificadas, essas atividades possibilitam a implementação de estratégias de ensino mais direcionadas e eficazes.