AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107461 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 4532 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "A instituição escolar desempenha um papel crucial na formação integral dos estudantes, abrangendo o conhecimento acadêmico, e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A avaliação diagnóstica emerge como uma ferramenta essencial nesse processo educacional, permitindo aos professores identificarem as dificuldades enfrentadas pelos alunos em áreas específicas. A atividade foi realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Guanambi-Ba com enfoque nos alunos ingressantes. Utilizando o método quantitativo de pesquisa, os resultados revelaram deficiências em várias áreas, como ondas eletromagnéticas, hereditariedade, puberdade e cinética química. Esses achados refletem os desafios enfrentados no ensino de Ciências da Natureza, especialmente nas escolas públicas. Muitos alunos chegam desestimulados à escola devido às técnicas de ensino empregadas, exacerbando o problema. A falta de formação específica dos professores também é um obstáculo, levando à necessidade de professores de outras áreas assumirem disciplinas. A adoção de atividades diagnósticas surge como uma solução viável, permitindo aos educadores adaptarem suas abordagens de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos. Ao concentrar-se nas lacunas de conhecimento identificadas, essas atividades possibilitam a implementação de estratégias de ensino mais direcionadas e eficazes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4532_TB692_25042024105303.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INARA DOS SANTOS COUTINHO" "autor_nome_curto" => "INARA" "autor_email" => "inarasantoscoltinho@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107461 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 4532 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "A instituição escolar desempenha um papel crucial na formação integral dos estudantes, abrangendo o conhecimento acadêmico, e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A avaliação diagnóstica emerge como uma ferramenta essencial nesse processo educacional, permitindo aos professores identificarem as dificuldades enfrentadas pelos alunos em áreas específicas. A atividade foi realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Guanambi-Ba com enfoque nos alunos ingressantes. Utilizando o método quantitativo de pesquisa, os resultados revelaram deficiências em várias áreas, como ondas eletromagnéticas, hereditariedade, puberdade e cinética química. Esses achados refletem os desafios enfrentados no ensino de Ciências da Natureza, especialmente nas escolas públicas. Muitos alunos chegam desestimulados à escola devido às técnicas de ensino empregadas, exacerbando o problema. A falta de formação específica dos professores também é um obstáculo, levando à necessidade de professores de outras áreas assumirem disciplinas. A adoção de atividades diagnósticas surge como uma solução viável, permitindo aos educadores adaptarem suas abordagens de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos. Ao concentrar-se nas lacunas de conhecimento identificadas, essas atividades possibilitam a implementação de estratégias de ensino mais direcionadas e eficazes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4532_TB692_25042024105303.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INARA DOS SANTOS COUTINHO" "autor_nome_curto" => "INARA" "autor_email" => "inarasantoscoltinho@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }