Apesar de sua implementação na UFPA no ano de 2009, publicações apresentando a inegável importância da bolsas de iniciação à docência é escassa nos bancos de dados pesquisados, assim, o presente artigo relata as experiências de uma bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, e objetiva dar visibilidade e evidenciar a importância de sua implementação no final do ano de 2022, tanto para a escola com casos graves de analfabetismo após a pandemia da covid-19, quanto para a formação acadêmica do bolsista, futuro profissional da educação. É uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, que fez uso da observação participante como procedimento metodológico. Com a pesquisa constatamos os resultados positivos dessa implementação e suas intervenções para os bolsistas, escola e alunos atendidos. Tais resultados indicam o cumprimento do objetivo do PIBID, sua relevância na construção do conhecimento cientifico, e a possibilidade de reflexão e construção da identidade profissional ainda no processo de formação, apontam também para a necessidade do vinculo entre escola pública e universidade para a resistência e sucesso de ambas.