O presente artigo propõe uma abordagem sobre o desenvolvimento do letramento digital no contexto do ensino fundamental. O objetivo geral deste trabalho é capacitar os alunos no uso adequado e ético das tecnologias digitais, incluindo a compreensão dos direitos e responsabilidades relacionados à sua utilização. E os objetivos específicos são: Proporcionar aos alunos uma compreensão sólida do que é informática, sua evolução ao longo do tempo e a importância no contexto contemporâneo; Transmitir conceitos básicos de hardware e software, identificando os principais componentes de um computador e diferenciando essas duas categorias; Introduzir os alunos aos sistemas operacionais (Windows, Linux ou MacOS), familiarizando-os com o ambiente de trabalho e ensinando a manipulação de arquivos e pastas; Ensinar a criação, envio e recebimento de e-mails, abordar conceitos e precauções sobre redes sociais, e introduzir o uso de videoconferências e mensagens online. Abordamos a importância crescente das habilidades digitais em uma sociedade cada vez mais tecnológica e como o ensino fundamental pode desempenhar um papel fundamental na preparação dos jovens para enfrentar os desafios do mundo virtual. Exploramos diferentes metodologias para ensinar letramento digital aos alunos do ensino fundamental, destacando a necessidade de uma abordagem prática e interdisciplinar. Além disso, discutimos os resultados esperados dessa abordagem e suas implicações para o futuro dos alunos. Concluímos com considerações sobre os benefícios do letramento digital para os jovens e a importância de investir nessa área na educação fundamental.